Naufrágio na Ilha de Cotijuba: Segup confirma 13 pessoas mortas no acidente
As buscas seguem em Cotijuba. Dois corpos foram resgatados na manhã desta sexta-feira (9)
A Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) confirmou que, até o momento, 65 sobreviventes foram resgatados após o naufrágio na ilha de Cotijuba, na manhã de quinta-feira (8). Eles foram conduzidos a Belém, onde estão recebendo assistência psicossocial e também estão sendo ouvidos para compor o trabalho investigativo. Foram resgatados 13 corpos, dentre eles, 10 mulheres, 2 homens e 1 criança. Sete corpos estão sendo deslocados para o sepultamento no Marajó e quatro em Belém. Os demais estão sendo encaminhados ao IML.
Dois corpos foram resgatados na manhçã desta sexta-feira (9), o segundo dia de buscas próximo à ilha de Cotijuba. Um deles foi por uma embarcação que faz a itinerário Marajó - Belém. O outro pelas equipes de busca da Segup. Ainda na quinta, algumas horas após o acidente, duas pessoas foram resgatadas — um de 4 anos e um de 20 anos — por pescadores e somente nesta sexta foram localizados pelos órgãos de segurança. A operação continua.
VEJA MAIS
Durante coletiva de imprensa realizada no começo da tarde desta sexta-feira (9), o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado, disse que possivelmente algumas pessoas teriam ficado presas dentro da embarcação. “Neste momento nós buscamos a estabilização da lancha para continuarmos as buscas dentro da embarcação e, após as buscas internas, içá a embarcação e fazer uma nova busca já com ela içada”, afirmou.
Ainda segundo o titular da Segup, o condutor da embarcação, identificado como Marcos de Souza Oliveira, ainda não é considerado foragido por ainda não existir um mandado de prisão emitido contra ele, no entanto, desde o dia do acidente a procura por Marcos está sendo realizada, inclusive, em situação “flagrancial”. “Vale ressaltar que dentro do inquérito policial estão várias medidas foram solicitadas pela Polícia Civil e estão sendo adotadas. Não há o descarte de medidas mais rígidas contra ele se necessário”, assegurou.
Por nota, a Segup informou que "...as buscas aos desaparecidos foram retomadas agora pela manhã pelo Corpo de Bombeiros. Nove embarcações dos órgão de segurança do estado, juntamente com 02 embarcações da Marinha do Brasil estão envolvidas no resgate e busca pelas vítimas, assim como uma aeronave do Grupamento Aéreo. A Polícia Civil instaurou um inquérito policial para investigar o naufrágio, e está adotando todas as medidas cabíveis dentro das suas atribuições, para responsabilizar criminalmente os responsáveis".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA