Moradores de Vila do Conde protestam contra a falta d'água
Manifestantes reclamaram que estão sem água há mais de três meses, e cobraram a companhia "Águas de São Francisco", responsável pelo abastecimento na região
Moradores e associações do Bairro Industrial, em Vila do Conde, no município de Barcarena, protestaram nesta terça-feira, 2, contra o descaso da "Águas de São Francisco", concessionária responsável pelos serviços de água e tratamento de esgoto na região. Os manifestantes fecharam o "Trevo do Peteca", que liga Abaetetuba, Alça Viária e Vila dos Cabanos, por mais de dez horas, para cobrar o fornecimento de água na localidade, que foi interrompido há mais de três meses. Após negociação com representantes da companhia, o trecho foi desobstruído, por volta das 17h.
Assista:
A manifestação começou por volta das 5h da manhã, quando os moradores se reuniram e fecharam o "Trevo do Peteca" com barracas, pedaços de pau, veículos e outros objetos. Com um carro-som, os manifestantes falavam sobre o descaso da companhia, e os problemas de falta de abastecimento de água que estão passando. "Essa empresa dá dinheiro pra um monte de órgãos, mas pra cá ela não tem coragem de dar um prêmio pro bingo, diz que não tem condição", disse um dos moradores da comunidade.
De acordo com a manifestante Andreza Alfaia, os moradores já estão sem água na região de Vila do Conde há mais de três meses. "Não tem nem uma gota na torneira", afirmou. Ela conta que, para sobreviver, é necessário pedir água emprestada para vizinhos que possuem poço artesiano. "Todo dia é a mesma coisa", reclamou. "A gente precisa ir até a casa dos vizinhos que têm poço pra enchermos nossos baldes".
Ainda segundo Andreza, os moradores de Vila do Conde sofrem com o descaso da concessionária de água, e não é a primeira vez que o abastecimento é interrompido. "Já aconteceu várias vezes da gente ficar sem água. É um absurdo, porque aqui moram muitas crianças, idosos, mulheres, são famílias inteiras que precisam passar por essa humilhação de ter que sobreviver pedindo água emprestada pros vizinhos", concluiu.
A Prefeitura Municipal de Barcarena (PMB) informou, em nota, que o serviço de água e esgoto no município foi terceirizado em 2014, e a concessionária "Águas de São Francisco", empresa licitada para operar na cidade, é a responsável pelo abastecimento.
Já a companhia Águas de São Francisco informou que encaminhou, na tarde desta terça-feira, 2, uma equipe para a comunidade do bairro Industrial para explicar que a região não é considerada área urbana pelo contrato de concessão de água e esgoto, firmado com o município de Barcarena, estando, portanto, fora de sua área de atuação. "Porém, ainda que não seja objeto da concessão, os técnicos da empresa se comprometeram a fazer visitas para entender os motivos da baixa pressão da água no local", finalizou a nota.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA