Morador do bairro do Umarizal encontra cobra dentro de casa; vídeo
Com as fortes chuvas que atingem o estado, o registro de cobras encontradas fora de seu ambiente natural aumentou nas últimas semanas
Uma cobra foi encontrada em uma residência localizada no bairro do Umarizal, no município de São Miguel do Guamá, no nordeste do Pará. Segundo o áudio do vídeo, que circula nas redes sociais, o morador da casa chegou a pisar na serpente, mas, por sorte, não foi atacado por ela.
A suspeita é de que o animal teria saído de um esgoto a céu aberto - valão - nas proximidades da casa. De acordo com especialistas consultados pelo O Liberal, a possibilidade é que a cobra seja da espécie Chironius scurrulus, conhecida popularmente como surucucu-de-fogo, e não é venenosa.
Com as fortes chuvas que atingem o estado, o registro de cobras encontradas fora de seu ambiente natural aumentou nas últimas semanas. Só nas duas últimas semanas, em Belém, pelo menos três cobras foram avistadas, em locais como carro e residência.
VEJA MAIS:
A Redação Integrada de O Liberal solicitou ao Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) informações sobre o registro e se houve o resgate do animal, em São Miguel do Guamá, além do aumento da incidência de casos, e aguarda um retorno.
O que fazer ao encontrar uma cobra ou outro animal silvestre no meio urbano?
Ao encontrar um animal silvestre nessas situações, o importante é ligar para o 190. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é crime ambiental, diz o artigo 29 da Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998. A pena pode ser de seis meses a um ano de detenção e multa.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA