Mistério! Clarão no céu assusta moradores de cidade no Pará; entenda
Nas redes sociais, várias especulações sobre o que teria causado o clarão foram divulgadas, que já passaram de evento meteorológico para acidente aeronáutico e até asteroide
Um forte clarão seguido de um estrondo que cortou o céu assustou moradores das cidades de Porto de Moz, no Pará, na noite deste domingo (26). Câmeras de segurança registraram o momento em que, por volta de 19h14, uma forte luz aparece no céu, similar ao clarão provocado por um relâmpago.
Nas redes sociais, moradores especularam sobre a causa do fenômeno. Alguns afirmam que foi um acidente aéreo de um avião que seguia para Santarém, no oeste do Pará. A aeronave teria sido vista por populares e estaria pegando fogo em uma localidade próxima ao município de Porto de Moz, onde o clarão foi registrado.
"Eu queria avisar que a minha mãe, do interior do rio Acaí, Nossa Senhora Aparecida, mandou uma mensagem dizendo que eles estão suspeitando que caiu um avião agorinha lá perto. Eles viram ele pegando fogo voando baixinho, aí ela disse que explodiu lá perto, que tremeu tudo a vila", relata um dos áudios.
Outro áudio também relata o que poderia ter acontecido: "Foi tipo como tivesse caído alguma coisa, explodido alguma coisa, próximo de casa. Fui informada que foi só uma claridade bem forte, perto de casa na Ponta Grande. O que fui informada foi isso, que não foi avião não, mas nada confirmado", dizia uma pessoa ainda não identificada.
VEJA MAIS
Apesar das especulações, o motivo do clarão no céu que intrigou os moradores ainda não foi esclarecido. À reportagem, a companhia Gol informou que não registrou nenhuma ocorrência envolvendo um avião da empresa, já que não houve voos para Santarém na noite deste domingo. Já a Azul também afirmou que não há registros sobre queda de arenove da companhia.
Explicação do especialista
A meteorologista Carol Castro, formada pela Ufopa em Ciências Atmosféricas com especialidade em climatologia e agrometeorologia, recebeu as imagens que circulam nas redes sociais para uma análise que foi confrontada com a realidade meteorológica no momento do ocorrido. Ela explica que a velocidade da luz que se aproxima na imagem é lenta para um raio.
Ainda na avaliação da especialista, o clarão vai se aproximando e acarreta uma explosão, fato esse que seria justificado pela queda de um meteoro. “Às vezes os meteoros se destroem por entrar em contato com a atmosfera. Pela cor da luz que é esverdeada, as características são de composição química de magnésio, comum em meteoro”, explicou
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA