Marabá comemora o centenário de devoção a São Félix de Valois
Este mês novembro marca o início de uma das celebrações mais importantes para a comunidade católica de Marabá, dia do padroeiro da cidade
Este mês novembro marca o início de uma das celebrações mais importantes para a comunidade católica de Marabá, no sudeste do Estado. Nesse período é comemorado o centenário de São Félix de Valois, padroeiro da cidade. No próximo dia 20, feriado conforme a Lei 2.376/1982, o município completa 100 anos de devoção a São Félix. Para lembrar a data, a Paróquia São Félix, que fica no núcleo Marabá Pioneira, realiza desde o dia 1º uma série de programações alusivas ao festejo.
VEJA MAIS
O padre Ademir Gramelick, atual pároco, relembra um pouco das histórias que já ouviu dos fiéis mais antigos sobre o início da devoção ao santo padroeiro. Ele observa que é natural a devoção de santos no começo de vilas e pequenos vilarejos e, desta vez, não foi diferente, mas uma história em particular chama atenção no caso de Marabá.
“Quando começou a pequena vila, aqui em Marabá, uma família que tinha a devoção a São Félix de Valois trouxe uma imagem do santo e começaram essa espiritualidade católica. Segundo os relatos que temos, aconteceu de uma criança aqui na Velha Marabá desaparecer e a família procurava por esta criança e não a encontrava. O pai fez uma promessa a Nossa Senhora de Nazaré, pela intercessão a São Félix, que caso encontrasse o filho ergueria uma pequena igreja dedicada ao santo. Dez dias após o início da novena, a criança apareceu do nada. Quando o pai então leva a criança até a capela e o menino vê a imagem de São Félix, diz que aquele homem é quem cuidou dele dentro da mata e o alimentou. E o pai então diz que não, que aquele é o São Félix, um santo da França. Mas o menino insiste dizendo que foi aquele homem que cuidou dele. Então atribuíram esse milagre a São Félix de Valois, começando toda a devoção”, explica o padre.
Até o final de novembro, devoção ao santo será marcada por diversos eventos. No último domingo, 6, foi realizado um passeio ciclístico que saiu da Igreja São Félix e percorreu as ruas da Marabá Pioneira para levar a imagem e a mensagem do padroeiro. Ao longo da semana, os fiéis se reúnem também em visitas a comunidades católicas em diferentes pontos da cidade, missas campais, um passeio fluvial pelo rio Tocantins e a tradicional corrida de São Félix, no dia dedicado ao padroeiro.
“Nós fizemos uma programação que pega todo mês. Em paralelo a todos esses eventos, quem visitar o shopping da cidade vai poder prestigiar também uma exposição de quadros que contam um pouco da história de São Félix. No dia 1º, vivemos um momento muito simbólico, que foi a celebração de uma missa debaixo das árvores que ficam em frente à paróquia, onde foi realizada a primeira missa em Marabá. Teremos uma missa também no Mirante da Orla, para o padroeiro abençoar aquele cartão postal que ficou muito bonito. E a imagem de São Félix vai visitar também a Câmara dos Vereadores”, explica Westermack Paixão, coordenador da Pastoral de Comunicação. “No dia 30, a exposição que está no shopping irá para o museu municipal e encerra”, revela o paroquiano.
Toda a programação da festividade de São Félix de Valois pode ser acessar nos perfis oficiais da Pastoral da Comunicação (Pascom), nas redes sociais.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA