Mais de 8 mil caranguejos são resgatados durante operação de defeso no nordeste do Pará
Objetivo da ação é proibir a captura, transporte, beneficiamento, a industrialização e comercialização do animal durante o período de “andada”, momento em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos
Mais de 8 mil caranguejos da espécie 'Uçá' foram resgatados em uma operação conjunta de policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), no nordeste do Pará. A operação de defeso da espécie iniciou dia 29 de Março e se estendeu até o último domingo, 5.
A operação foi realizada nos municípios de Augusto Corrêa, Bragança, Capanema, Salinas, São João de Pirabas e Tracuateua. Durante as ações, foram feitas fiscalizações nas feiras livres e mercados municipais, rondas nos portos e patrulhamento nos rios. Os agentes também verificaram as guias de estoques emitidas pelos órgãos de fiscalização e realizaram pontos de bloqueios em horários diversos que constataram a venda e transporte irregular dos caranguejos.
No total, foram resgatados 8.100 animais que foram destinados à soltura no seu habitat natural.
Sobrevivência da espécie
A espécie de Ucides cordatus, o caranguejo-uçá entrou no período de defeso e o Pará está entre os estados que participam da regulamentação. O objetivo é proibir a captura, transporte, beneficiamento, a industrialização e comercialização do animal durante o período de “andada”, momento em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.
De acordo com a Lei nº 9.605/1998, a multa para os infratores pode chegar até R$ 100 mil, dependendo da carga de caranguejo apreendida.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA