Mais de 585 mil alunos retomam às aulas na rede pública estadual nesta segunda-feira (8)
Estudantes que se preparam para o Enem desejavam voltar à escola
Nesta segunda-feira (08), mais de 585 mil alunos matriculados na rede pública estadual de ensino iniciaram o segundo semestre letivo. O clima de tranquilidade prevaleceu nas escolas e a volta às aulas proporcionou o reencontro com amigos, professores e, principalmente, com os estudos. Alunos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estavam ansiosos pelo retorno.
Aluno da 3ª série do ensino médio, Rafael Mesquita, da escola Visconde de Souza Franco, no bairro do Marco, em Belém, se prepara para o Enem 2022 e afirma que já desejava a volta às aulas:
“Apesar de ter estudado durante as férias, o retorno às aulas vai possibilitar que eu revise as matérias que tenho mais dúvidas, até porque vamos estar com professores capacitados, com mais atenção e, consequentemente, melhor rendimento. Ainda sinto dificuldade em matemática, porque é uma disciplina um pouco complicada, mas nada que a dedicação e o esforço não possam ajudar e creio que isso vai melhorar meu desempenho nesta área do conhecimento”, enfatiza.
No caso do estudante Breno Mendes, também aluno da 3ª série do ensino médio, da escola Dom Pedro II, o sonho de seguir a carreira militar ou na música é o que o motiva a voltar à sala de aula. Ele se diz confiante de um bom resultado no Enem 2022:
"Estipulei como meta para este segundo semestre a conclusão dos meus estudos e ter um bom desempenho no Enem. No momento, minha maior dificuldade é em matemática, mas nesta volta às aulas vou focar nessa disciplina para melhorar meus resultados”, garantiu o aluno.
Segundo a diretora da Escola Estadual Visconde de Souza Franco, Marilena Guimarães, é perceptível a felicidade dos alunos por retornar às aulas. “Diariamente, fazemos a acolhida deles no portão e esse é um trabalho que nos aproxima ainda mais dos estudantes. Alguns nos disseram que nem conseguiram dormir de tanta ansiedade, e é nítido o quanto eles gostam de estar dentro da escola”, ressaltou.
Professores receberam capacitação
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), desde a última segunda-feira (2), as escolas já vinham se preparando para o retorno das atividades, por meio de organização e higienização dos espaços de aprendizagem e a realização de formação continuada com todos os profissionais da rede estadual.
A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que nada substitui as aulas presenciais e que os professores se prepararam para esta retomada:
“Hoje, voltamos à presencialidade com nossos alunos em sala de aula e aproveitamos o espaço para pedir aos demais estudantes que voltem às suas escolas, que preservem esses locais, para que o ambiente escolar continue alegre, animado, já que esta é uma fase da vida deles tão importante. Na semana passada, iniciamos o semestre letivo com a preparação dos nossos professores, por meio de uma formação continuada promovida pelo Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), que foi muito importante para debater a proposta pedagógica deste semestre”, frisou a titular da Seduc.
Centro de educação integral volta a funcionar
Outro espaço que também retomou suas atividades foi o Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Prof. Orlando Bitar, em Belém. O local oferece ensino em tempo integral para mais de 500 crianças de 2 a 5 anos e 11 meses de idade. A unidade de ensino estadual trabalha nas modalidades Maternal I e II, Pré-Escola I e II, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA