25 toneladas de donativos arrecadados na grande Belém serão levados ao Rio Grande do Sul
A expectativa é que o caminhão com o material saia nesta sexta-feira (10/05) de Marituba rumo ao estado Gaúcho
A estimativa é que 25 toneladas de material arrecadado em Belém e região metropolitana para ajudar as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul sejam transportadas ainda nesta sexta-feira (10/05) para o estado gaúcho. Os donativos coletados pelo Exército Brasileiro, Força Aérea, Defesa Civil Estadual, Cruz Vermelha e a comunidade em geral continuam sendo encaminhados para uma transportadora, em Marituba, que está responsável pelo envio dos itens. A previsão é que a viagem dure seis dias.
Segundo Michelle Lima, responsável pelo RH da Rodovitor Transporte, a empresa se disponibilizou para atuar como um ponto de arrecadação e levar os alimentos e itens de higiene para o Rio Grande do Sul.
“Desde o início do mês nós passamos a divulgar que nós seríamos centros de apoio nesse movimento em prol do Rio Grande do Sul. A nossa matriz tem recebido algumas doações da comunidade. Hoje nós tivemos o Exército, nós também temos a Defesa Civil, a Cruz Vermelha em parceria conosco e a comunidade atuando nessa ação. Nossos filiais também, de Curitiba, Guarulhos, Manaus e Paragominas, também aqui no Estado, estão recebendo donativos para que a gente consiga enviar aos amigos do Sul. A nossa estimativa hoje é de saída de 25 mil quilos para que chegue nessas regiões afetadas”, declara.
Solidariedade
Para ajudar na arrecadação de donativos para as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul, a Base de Administração e Apoio da 8ª Região Militar (Base Adm Ap/8RM) lançou a campanha “Ação Solidária do Norte ao Sul”. Um posto para coleta foi montado na sede do Quartel-General Integrado (QGI), na Rua João Diogo, no bairro da Campina, em Belém. O atendimento é das 7h30 às 16h30, e deve funcionar enquanto o estado gaúcho precisar de ajuda. O espaço está aberto para militares e também para o público em geral ou instituições que queiram contribuir com a ação.
Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, ração para animais, água, roupas, além de produtos de higiene pessoal, cestas básicas, cobertores e lençóis. Até o momento, água potável é a maior necessidade nos postos do RS.
Rede de ajuda
Outras Organizações Militares nos estados do Pará, Maranhão e Amapá, área de jurisdição do Comando Militar do Norte, também estão mobilizadas no auxílio à população gaúcha.
Em Belém, os outros postos de coleta são:
- 8º Batalhão de Manutenção de Selva (8 B MNT Sl), na Avenida Pedro Álvares Cabral, no bairro da Marambaia;
- Hospital Geral de Belém (H Ge Belem), na Travessa Pombal S/N, no bairro do Umarizal;
- Colégio Militar de Belém (CMBel), localizado na avenida Almirante Barroso, no bairro do Souza.
A força-tarefa chega ao sudeste do estado, onde o Hospital Geral de Marabá ( H Gu Marabá) também recebe doações destinadas às vítimas das enchentes.
No Estado do Amapá, são dois os postos de coleta do Exército na ação “S.O.S. Rio Grande do Sul”: a 22ª Brigada de Infantaria (22 Bda Inf Sl) e o 34º Batalhão de Infantaria de Selva (34º BIS). O atendimento será até às 12h desta quinta-feira (9), pois as doações serão entregues na sexta-feira (10), no Aeroporto de Macapá.
Já no Maranhão, as doações também foram arrecadadas até quinta-feira (9), no 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24 BIS), para entrega no dia seguinte ao aeroporto de São Luís.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA