Lixo nas ruas causa alagamento no centro comercial de Santarém durante chuva
O lixo prejudicou o funcionamento da bomba responsável pela drenagem da água pluvial da via para o Rio Tapajós
Na madrugada desta quarta-feira (1º) Santarém viveu uma forte chuva que trouxe transtornos aos trabalhadores do centro comercial da cidade; alguns estabelecimentos foram invadidos pela água. A chuva alagou alguns trechos da Avenida Tapajós e revelou um antigo problema: lixo jogado nas vias, que, segundo a defesa civil local, foi um dos motivos do cenário caótico na frente da cidade.
Segundo o coordenador da Defesa Civil local, Darlisson Maia, o lixo despejados nas ruas acabou entupindo bueiros e disparando a bomba de sucção que é responsável por drenar a água da chuva para o rio Tapajós.
VEJA MAIS
“O lixo acaba batendo na bomba de drenagem fazendo com ela dispare e, por consequência, pare de funcionar. Estamos limpando para que ela volte a funcionar", informou.
Algumas lojas foram invadidas pela água da chuva misturada ao lixo, causando prejuízos e transtornos aos lojistas. A comerciante Márcia Silva relatou que a calçada do estabelecimento onde trabalha ficou praticamente toda coberta pela água, prejudicando o acesso a loja. "Quando chegamos a calçada estava na metade da calçada já, agora que está baixando", disse.
Para o Urbanista José Abreu, o alagamento gera um problema de saúde pública, pois o ambiente se torna hostil com a presença de roedores e mosquitos.
“A drenagem quando empossada fica com a água parada suscetível a criatórios de mosquitos como o da dengue e outros. O lixo junto com essa água gera fungos, facilita a proliferação de roedores, que produzem doenças como a leptospirose então tudo isso vai criando um ambiente hostil a vida na cidade comprometendo a saúde dos seus munícipes”, enfatizou.
Nível do Rio Tapajós
O boletim da Defesa Civil registou uma subida de 2 centímetros de ontem para hoje no nível do Rio Tapajós, em Santarém. Na manhã desta quarta-feira, 1º de julho, o Tapajós está marcando 7, 86 m, estando 66 centímetros acima da cota de alerta que é de 7,20m.
Posicionamento da prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Púbicos (Semurb), informou que as bombas de drenagem precisaram ser desligadas na manhã desta quarta-feira, 01, para limpeza e desentupimento e que após o procedimento das casas de bombas o serviço foi retomado.. “O problema foi ocasionado pela grande quantidade de lixo despejada de forma irregular”, relatou a nota..
A nota concluiu com um pedido da Semurb para que a população faça o de descare de resíduos de forma correta a fim de evitar esse e outros problemas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA