Justiça estadual suspende as atividades de três cemitérios públicos de Santarém, oeste do Pará

Sepultamentos de pessoas carentes devem ser realizados em cemitérios particulares às custas da Prefeitura até regularização

Andria Almeida / O Liberal
fonte

O juiz Claytoney Passos Ferreira, titular da 6ª Vara Cível e Empresarial de Santarém, suspendeu os sepultamentos em três cemitérios públicos em Santarém, no oeste do Pará.

A suspensão atende pedido de Raimundo Nonato Sousa Castro que, em ação popular, solicitou a medida alegando fortes indícios de irregularidades graves tais como:  ausência de licenciamento ambiental, superlotação e falta de controle na documentação dos entes sepultados, em especial certidão de óbito.

Na decisão liminar, o magistrado reconhece que os cemitérios não possuem licenciamento ambiental e a prefeitura não buscou regularizá-los, o que deveria ter iniciado em 2010.

Além disso, reconheceu que a irregularidade pode gerar danos tanto ao meio ambiente quanto à saúde pública da população.

O juiz estabeleceu multa diária de R$ 50 mil para cada sepultamento após a intimação e determinou que o município providencie o enterro de pessoas carentes em cemitérios particulares enquanto vigorar a interdição dos cemitérios de Nossa Senhora dos Mártires, São João Batista e São Sebastião/Mararú.

A equipe do O Liberal solicitou nota da prefeitura a respeito dessa situação, mas até a publicação da matéria não obteve resposta.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ