Jacaré gigante é capturado em frente à orla de Alter do Chão; vídeo
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o animal resistindo e lutando contra a captura após ter o focinho laçado com uma corda
Um jacaré de 3,80 metros foi capturado na Ilha do amor, em Alter do Chão, distrito administrativo de Santarém, no oeste do Pará, na manhã desta terça-feira (8). Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o animal resistindo e lutando contra a captura após ter o focinho laçado com uma corda pelos habitantes da região. A aparição do réptil assustou banhistas e frequentadores do local.
De acordo com o sargento Stálin do 4º Grupamento Bombeiro Militar (GBM), o animal foi capturado por volta das 7h15 com a ajuda de pessoas que passavam pelo local. A equipe dos bombeiros aguarda pela chegada da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Santarém para saber onde será levado o jacaré, o órgão é responsável pelo transporte, informou o bombeiro.
VEJA MAIS
“Foi por volta das 7h15, de acordo com alguns populares que visualizaram o animal, na praia, em frente à orla de Alter do Chão. Prontamente, a equipe do Corpo de Bombeiros foi até o local e fez a captura. E, logo após isso, foi feito o contato com a Semma da prefeitura para eles irem até o local, para poder ser feita da melhor maneira possível a condução do animal”, disse o sargento.
A Semma informou por meio de nota que “assim que tomou conhecimento do ocorrido enviou agentes de fiscalização ambiental ao local”. A pasta explica que a Ilha do Amor está inserida em uma Área de Preservação Ambiental (APP), podendo ser observado diversos representantes da fauna silvestre da região. E, em virtude do fenômeno de seca dos rios, tal ocorrência pode ser mais comum.
“Os agentes da Semma permanecem no local em uma operação junto ao Corpo de Bombeiros e comunidade de Alter do Chão para verificar possíveis irregularidades ou violência contra o animal, e ainda realizar as devidas intervenções ou demandas de manejo”, diz o comunicado. A secretaria ressaltou que capturar animais silvestres configura crime ambiental. “A população ao identificar estes animais deve acionar os órgãos competentes”, finaliza a nota.
Leia na íntegra nota enviada pelo Corpo de Bombeiros:
“O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informam que foram acionados na manhã desta terça-feira (08), para uma ocorrência de resgate de um jacaré de aproximadamente 3 a 4 metros de comprimento. A guarnição fez a captura e contato com a SEMMA do município, órgão que ficou responsável pelo animal.”
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA