Queimada atinge área de mata entre Santarém e Alter do Chão
Área atingida envolve pelo menos 3 km de extensão
A notícia não é boa para quem está preocupado com queimadas e incêndios em geral na Região Amazônica. O fotógrafo Leandro Santana registrou, nesta sexta-feira (13), um foco de incêndio de pelo menos três quilômetros em plena mata, na estrada que liga a sede do município de Santarém até o balneário de Alter do Chão, no Oeste do Pará, com uma das praias mais valorizadas do mundo. As chamas preocupam os moradores, até porque, na semana que vem, começará o Çairé, evento cultural que atrai milhares de turistas para Santarém.
"Do começo da estrada, a gente anda 15 quilômetros e avista a fumaça e o fogo alto na floresta. O fogo atinge a vegetação de uma serra. Eu observei dois brigadistas e um carro do Corpo de Bombeiros no combate às chamas. A preocupação é que o fogo é alto, atingindo uma área grande, e vai dar muito trabalho para ser debelado", declarou Leandro.
O fotógrafo circulava pela área por volta das 11 horas, quando avistou fumaça vindo de uma área verde. Ele desceu do veículo em que trafegava e passou a fazer imagens do fato. "Eu notei que em cerca de três quilômetros de extensão da pista estava tudo queimado na serra", relatou. Leandro disse que nessa área com a vegetação atingida pelo fogo há um vilarejo.
Os brigadistas que atuam na área em chamas são do Corpo de Bombeiros Militar de Santarém. Uma força-tarefa com técnicos e soldados dos governos Federal e Estadual combate focos de incêndio nas matas do Pará.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA