Hemopa convoca doadores de sangue em caráter emergencial
A Fundação Hemopa convida os voluntários que compareçam às unidades de coleta antes de se vacinarem contra a gripe, principalmente, pois a vacina inabilita a doação por 30 dias
Diante das ações enfrentamento e prevenção ao Coronavírus (covid-19) no Pará, a Fundação Hemopa anunciou a convodação de todos os cidadãos saudáveis e que estão dentro dos critérios básicos, para comparecer aos serviços de coleta de sangue e realizar a doação de sangue. O Hemopa busca atender integralmente a demanda transfusional de mais de 200 hospitais públicos e privados do Estado.
BAIXE AQUI o guia de informações essenciais sobre o Coronavírus.
De acordo com a Fundação, em janeiro e fevereiro deste ano, período de grandes chuvas e viroses, a hemorrede constatou a redução significativa no número de bolsas de sangue coletadas nas unidades fixas, diariamente. Com estratégias e campanhas externas em parceria com instituições públicas e privadas, o Hemopa estava conseguindo manter o atendimento transfusional da rede hospitalar. Porém, o cenário mundial vai impactar, de forma grave, o atendimento aos pacientes que necessitam de bolsas de sangue para sobreviver.
Por este motivo, a Fundação Hemopa convida os voluntários que compareçam às unidades de coleta do Estado e façam a doação de sangue antes de se vacinarem contra a gripe, principalmente, pois a vacina inabilita a doação por 30 dias.
Da mesma forma nas unidades do Hemopa em Belém, Marabá, Santarém, Castanhal, Redenção, Capanema, Abaetetuba, Altamira e Tucuruí, a necessidade é a mesma: reforçar o estoque técnico de sangue.
De acordo com a gerente de Captação de Doadores do Hemppa, a assitente social, Juciara Farias, o momento é de preocupação, mas acima de tudo, de prevenção. “A Fundação Hemopa está se adiantando para estocar bolsas de sangue e, assim, com apoio de todos, atender em quantidade e de forma eficiente as solicitações da rede hospitalar”, afirma.
Uma bolsa de sangue pode beneficiar até 4 pacientes. Este ato de generosidade e de responsabilidade social faz a diferença na vida de muitas pessoas.
Quem pode doar sangue
Para doar, o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal para autorizar a doação). Além disso, precisa ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho) no momento do cadastro.
Serviço: As doações de sangue podem ser feitas em Belém em três unidades fixas. No Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 9h às 16h. Mais informações: 3110-6500.
A Hemorrede também tem unidades de coleta de sangue em Castanhal, Marabá, Santarém, Abaetetuba, Altamira, Capanema, Redenção e Tucuruí. Clique aqui e veja o endereço de cada uma.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA