CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Há quase um mês, leitos de UTI neonatal para bebês com covid-19 no Pará não têm procura

Ocupação tem se mantido em 0% e Sespa reforça que possui retaguarda de leitos clínicos pediátricos e UTI pediátrica e neonatal

Cleide Magalhães
fonte

Em abril de 2021 o Pará registrou 1.314 casos de crianças com covid-19 e cinco mortes. O número de casos aumentou em 566, se comparado ao mesmo mês de abril de 2020, quando foram registrados 748 casos de crianças com covid-19 e seis óbitos no Estado, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). 

Há 27 dias, um indicador desse cenário mostra uma melhora sensível da situação para as crianças paraenses com covid-19 que estão no período neonatal (que corresponde ao intervalo de tempo entre o nascimento e os 28 dias de vida). Não há procura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal para elas. 

Em todo o Estado, nesta pandemia, existem três leitos de UTI neonatal destinados à covid-19. E todos se mantiveram livres (0% de ocupação) desde o último dia 14 de abril e até as 18h desta terça-feira (11). A Sespa reforça que tem conseguido garantir atendimento para todos os pacientes que precisam de internação.

Índices de ocupação se mantêm baixos 

Para atender às crianças de até 12 anos, o Governo do Estado do Pará disponibiliza o total de 22 leitos de UTI e Clínicos, dos quais 15 estão desocupados. Dos 22 leitos, 12 são de UTI Pediátrico, com oito disponíveis, obtendo a taxa de ocupação em 33.33%; três leitos de UTI Neonatal (100% livres) e sete leitos Clínicos, tendo quatro sem procura, chegando a 42.86% na taxa de ocupação.

Já para os adultos, ainda somente pela gestão do Governo do Estado, estão disponíveis 1.545 leitos de UTI e Clínicos para a covid-19, dos quais 703 estão desocupados. Assim, a taxa geral de ocupação está em 68.04%. Dos 1.545 leitos, 910 são clínicos. Destes, 501 estão disponíveis, com taxa de ocupação em 44.95%. Já 632 leitos são de UTI adulto, com 202 livres, obtendo taxa de ocupação em 68.04%. Os dados são das 18h desta terça (11) e estão disponíveis no site oficial do governo, o Covid-19 no Pará.

Sespa avalia que não há necessidade de novas vagas

Frente à situação de 0% dos leitos de UTI neonatal ocupados, a Sespa afirma que “com a baixa do número de casos de covid-19, a equipe técnica da Secretaria avalia que não há necessidade de abertura de novos leitos para Pediatria Clínica, UTI Pediátrico e Neonatal”.

Além disso, o órgão estadual de saúde diz que não existe dificuldade em abrir novos leitos. “A Sespa possui retaguarda de leitos clínicos pediátricos e UTI pediátrica e neonatal, em caso de necessidade a Sespa fará a ampliação do número de leitos”.

A Sespa informa que os hospitais de referência para atendimento pediátrico no Pará são o Hospital Regional do Baixo Amazonas, no oeste paraense, e a Santa Casa de Misericórdia, no bairro do Umarizal, em Belém. “Mas as crianças podem ser inicialmente atendidas em qualquer hospital e transferidas, caso haja necessidade”, destaca a Sespa.

Erramos – Conforme descrito acima – e ao contrário do que afirmou matéria publicada esta quarta-feira (12), em O Liberal - a oferta de leitos para UTIs neonatais para covid-19 no Pará segue com ocupação de 0% (nenhum dos três leitos ocupados), há 27 dias, e não de 100% (todos os leitos ocupados), como foi publicado inicialmente de maneira equivocada. A Redação Integrada do Grupo Liberal pede desculpas pelo equívoco, já devidamente corrigido na versão online e que será também reparado na versão impressa desta quinta-feira (13).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ