Governo do Pará realiza operação inédita para recuperar áreas afetadas por incêndios florestais

Ação do Corpo de Bombeiros lançou 240 quilos de sementes na Ilha de Arapujá, em Altamira

Agência Pará

O governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, realizou nesta segunda-feira (13) uma ação inédita e histórica para recuperação de áreas afetadas por incêndios no Pará. Foram lançados 240 quilos de sementes para reflorestar a ilha do Arapujá, que fica em frente do município de Altamira, no sudoeste paraense. O local, com extensão de 600 hectares de mata nativa, foi castigado por incêndios de grandes proporções em outubro de 2024.

O comandante do 9º Grupamento Bombeiro Militar, Major Gilmarcos da Silva, explica que ação reforça o compromisso do Estado com o meio ambiente e faz parte da operação PAN, um trabalho integrado à operação Fênix, que objetiva atuar na recuperação e no gerenciamento de riscos e desastres.

VEJA MAIS

image Usina Hidrelétrica Belo Monte restaura o equivalente a 3 mil campos de futebol de floresta amazônica
Projeto de reflorestamento no Médio Xingu tem como meta plantar 5,5 milhões de mudas nativas até 2045, avançando de 2,4 mil para 7,6 mil hectares

image Pará realiza transplantes de árvores para áreas de obras da COP 30; entenda
Geralmente, entre o período de 75 a 100 dias, as árvores começam a se adaptar e aparecem os primeiros sinais de que o transplantio ocorreu com sucesso

image Cultivo de palma de óleo recupera 200 mil hectares de área degradada na Amazônia
Prática ainda gera empregos e renda a partir de planta que dá origem a óleo vegetal mais consumido do mundo

"Vamos espalhar as sementes com o helicóptero dos Bombeiros, que há pouco tempo foi utilizado no transporte dos combatentes florestais, como também no combate direto às chamas durante o período da estiagem. Nesse momento do inverno amazônico, ele atua na recuperação dessas áreas, com o lançamento dessas sementes que foram selecionadas pelo Instituto ISA. Não é um lançamento aleatório e as áreas a serem recuperadas também foram levantadas com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente", explica o Major.

A força-tarefa teve o apoio da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fez a seleção das áreas degradadas. "O plantio dessas árvores vai não só reflorestar a ilha como impedir novos incêndios, além de melhorar o nosso clima e fortalecer o turismo na região. É um momento histórico e por isso merece um agradecimento especial ao Governo do Estado, pelo compromisso com o meio ambiente e pela atuação do Corpo de Bombeiros na região", destaca o prefeito de Altamira, Loredan Mello.

image Foram mobilizados durante a operação uma aeronave, cinco viaturas e cerca de 30 homens. (Foto: Bruno Cruz / Agência Pará)

 

 

Foram mobilizados durante a Operação PAN uma aeronave, cinco viaturas e cerca de 30 homens. O trabalho deve se estender também para os outros municípios que têm unidades do Corpo de Bombeiros e cujas áreas florestais foram atingidas por incêndios, como Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás e os demais municípios da região sudeste do estado. 

Árvores da região

No trabalho de dispersão de sementes foram utilizadas cerca de 30 espécies nativas que crescerão e dominarão o espaço sem que haja competição com as árvores pioneiras, fazendo com que a vegetação volte ao seu estado normal. São elas: Anajás, Fava Carazinho, Cajueiro, Falso Pau-Brasil, Bacaba e Andiroba.  

Atuação

No último domingo (12/01), as equipes fizeram inspeções em dois locais críticos: o Tabuleiro do Embaubal, em Senador José Porfírio, e a Ilha de Urucuicaia, em Porto de Moz. Ambos os pontos, identificados previamente por imagens de satélite e técnicas de georreferenciamento, apresentam cicatrizes significativas de queimadas, sendo priorizados para intervenções ambientais.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ