logo jornal amazonia

MPPA fiscaliza bares suspeitos de venderem bebida alcoólica a crianças e adolescentes no Pará

Segundo denúncias, a conduta estaria ocorrendo inclusive nas proximidades de escolas, estimulando menores de idade a atividades vedadas pelo Estatuto da Criança e Adolescente

O Liberal
fonte

O Ministério do Estado do Pará fiscalizou bares na zona rural de Porto de Moz, oeste do Pará, para apurar suposta venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes em comunidades ribeirinhas. A ação, que ocorreu no último sábado (11/1), contou com a participação do Conselho Tutelar e da Polícia Militar, além do apoio da prefeitura.

Segundo denúncias, a conduta estaria ocorrendo inclusive nas proximidades de escolas, estimulando menores de idade a atividades vedadas pelo Estatuto da Criança e Adolescente. A conduta de comercializar bebidas alcoólicas para jovens é punível com 2 a 4 anos de detenção, além de multa e interdição do estabelecimento.

Para o promotor de justiça titular de Porto de Moz Drummond Ataíde Moraes, a atuação conjunta e articulada da rede de proteção da infância e juventude é fundamental para garantir um futuro seguro a essa faixa da população: “toda demanda relacionada a crianças e adolescentes deve ser tratada com muita sensibilidade e urgência, já que possíveis prejuízos sofridos por esse grupo vulnerável podem se tornar graves e irreversíveis”, argumentou. “O consumo de bebidas por menores compromete o ambiente escolar e familiar e, por isso, deve ser combatido com rigor”.

VEJA MAIS 

image Segup fiscaliza bares e casas de show para combater à exploração sexual de crianças e adolescentes
Na Região Metropolitana de Belém, as equipes se concentraram no Mngueirinho, Mercado de São Brás e sede do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros

image Adolescentes de até 12 anos são flagrados em bares de Belém durante fiscalização
Ao todo 15 jovens foram encaminhados ao Conselho Tutelar durante a operação da 1ª Vara da Infância e da Juventude

image Seis adolescentes são resgatadas e uma pessoa é presa em operação que fiscalizou bares de Altamira
Bares, casas noturnas e boates foram denunciadas pela presença de adolescentes e suspeita de exploração sexual

Apesar dos desafios de acesso à área ribeirinha de Porto de Moz, o trabalho articulado entre instituições tornou a fiscalização possível. “O município de Porto de Moz é um dos maiores do Pará. Metade da população vive em comunidades ribeirinhas, de difícil acesso e distantes da cidade, envolvendo deslocamentos de até 12 horas de lancha”, explicou o promotor. “Mas, com articulação e planejamento entre os órgãos e entidades, essa realidade não afastará jamais o dever de agir quando necessário. Não há lugar em que o Ministério Público não chegue”.

Durante a ação conjunta, o representante do MPPA também visitou escolas para avaliar possíveis problemas e necessidades enfrentadas pelos alunos e professores, o que foi documentado em relatório. “A proteção de crianças e adolescentes é bastante ampla, abrangendo também o acesso a uma educação pública de qualidade. Salubridade das salas, qualidade da alimentação e jornada dos funcionários foram os principais itens verificados”, pontuou Moraes. Outras escolas da zona rural serão visitadas em breve.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA