Governo do Pará autoriza obras em quatro Distritos Industriais; saiba mais

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) foi aprovada pelo governo do Estado para iniciar obras nos quatro Distritos Industriais já em funcionamento e implantar mais dois Distritos.

Mariana Azevedo

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) foi aprovada pelo governo do Estado para iniciar obras nos quatro Distritos Industriais já em funcionamento e implantar mais dois Distritos, nos municípios de Castanhal (Região Metropolitana de Belém) e Breves (no Arquipélago do Marajó), além da da Zona de Processamento de Exportações de Barcarena.
O Distrito Industrial de Castanhal será o primeiro no formato de condomínio. Distribuídos por quatro municípios do Pará, os Distritos Industriais estão localizados em Belém, Ananindeua, Barcarena e Marabá. Somando assim, 218 empresas em atividade, que geram em média 17 mil empregos diretos e mais de 52 mil indiretos.
Estão previstos entre os serviços de revitalização: terraplanagem, pavimentação asfáltica, drenagem e sinalização horizontal e vertical, além de tapa-buracos, roçagem, limpeza, remoção de entulhos e pintura de meio-fio. O projeto será licitado nos próximos meses, para execução no primeiro semestre de 2024.

image Visita ao Distrito Industrial aborda demandas do setor produtivo em Marabá
Técnicos da Codec avaliam como fortalecer o ambiente de negócios, favorecendo a atração de novos investimentos

image Projeto do Distrito Industrial de Breves avança com repasse da área à Codec
Companhia de Desenvolvimento Econômico se prepara para lançar licitações para projetos de engenharia, arquitetura e urbanismo, e execução das obras

image Codec participa de curso no Japão para aperfeiçoar políticas públicas do Pará
O foco da iniciativa é o Distrito Industrial de Barcarena, considerado estratégico devido a movimentação do porto de Vila do Conde e da busca por investidores

Andrey Lira, da regional Norte e Nordeste de uma fábrica de cimento no Distrito Industrial de Ananindeua, ressalta que as obras proporcionarão melhorias. “Essa revitalização trará conforto e segurança às empresas já instaladas, além de tornar o DI de Ananindeua uma vitrine para atração de mais empresas para a região”, afirma.

Após cerca de 40 anos sem implantar novos distritos industriais, o governo do Estado, por meio da Codec, vem ampliando essa política pública para atrair investimentos e negócios, com a criação de mais áreas econômicas incentivadas.


Planejamento - O DI de Castanhal deve iniciar as obras no primeiro semestre de 2024. Para o DI de Breves, a previsão é iniciar as fases de contratação dos projetos executivos de engenharia, arquitetura e contratação de empresa para buscar o licenciamento ambiental.
A ZPE de Barcarena consiste em uma área de livre comércio, na qual as indústrias destinam boa parte de sua produção para o mercado externo, obtendo vantagens administrativas, liberação cambial e isenção de tributos. A ZPE no Distrito de Barcarena tem programação de contratação do projeto de alfandegamento e atualização de licenças ambientais, e previsão de início das obras em 2024.
O diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues, destaca que a revitalização dos DIs é uma ação do governo do Estado, que traz melhorias estruturais. "Isso irá manter o funcionamento adequado da urbanização, áreas de circulação e de convivência dos Distritos Industriais administrados pelo Estado, sem perder de vista que essa responsabilidade deve ser compartilhada com os municípios onde se encontram instalados”.
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ