Codec participa de curso no Japão para aperfeiçoar políticas públicas do Pará

O foco da iniciativa é o Distrito Industrial de Barcarena, considerado estratégico devido a movimentação do porto de Vila do Conde e da busca por investidores

O Liberal

O Pará, especialmente o Distrito Industrial de Barcarena, terá práticas e políticas públicas de desenvolvimento aplicadas e aperfeiçoadas através de uma visita realizada pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) ao Japão. A iniciativa é considerada estratégica, devido à localização privilegiada do município, da movimentação do porto de Vila do Conde - que facilita o escoamento da produção - e da crescente busca de investidores para a realização de negócios na localidade.

A Codec, por meio do gerente Regional de Barcarena, Ricardo Carneiro, foi uma das participantes brasileiras no curso “Capacitação de Governos Locais para o Desenvolvimento com Participação Comunitária”, ocorrido durante o mês de maio e oferecido através de um edital aberto pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

VEJA MAIS

image Carimbó é resistência da cultura popular na Vila de Itupanema, em Barcarena
Grupo de carimbó Afro Raízes luta contra a falta de incentivos para preservar as tradições regionais

image Comitiva paraense busca em zona econômica chinesa bases para implantação da ZPE de Barcarena
Estado foi convidado a conhecer estruturas que estão sendo construídas na China para receber mercadorias brasileiras

image Ferrovia do Pará: Helder assina acordo na China para construção de ferrovia entre Marabá e Barcarena
Negociações entre o governo paraense e o chinês poderão trazer ainda mais recursos para o Estado, melhorando infraestrutura, logística e a geração de empregos

“A participação da Codec em uma capacitação como essa, pela segunda vez, demonstra o nosso esforço para a realização das nossas ações de desenvolvimento econômico, industrial e de atração de negócios ao Estado. Essa busca por aperfeiçoamento já gera resultados, seja nas parcerias que temos firmado com municípios, seja no nosso planejamento estratégico, portanto, trata-se de uma atividade fundamental para nós e para o Governo do Estado”, explicou o presidente da Codec, Lutfala Bitar.

image (Divulgação / Codec)

Curso

A capacitação envolveu representantes de 11 regiões da América Central e Sul (Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Paraguai e Peru). Entre os representantes do Estado do Pará, estavam a Codec e a Escola de Governança Pública do Pará (EGPA).

Segundo a Jica, um dos seus objetivos é de que, além de receber recursos, os países possam se desenvolver por meio do aperfeiçoamento de estratégias e práticas de desenvolvimento local. É a segunda participação da Codec na formação. No ano passado, a Companhia enviou um representante à cidade de Sapporo, capital da província de Hokkaido, com foco no aperfeiçoamento da ação “Promoção do Estado como Destino para Investimento Econômico”, prevista no Plano Plurianual do Estado (PPA).

Foco em Barcarena

Com o objetivo de aprimorar práticas, a Companhia desenvolveu e levou ao curso, este ano, um Plano de Trabalho com foco em Barcarena, para discussão e aperfeiçoamento a partir da formação. O conhecimento adquirido e as contribuições posteriores serão conduzidas pela Diretoria de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, em ações voltadas para a melhoria do ambiente de negócios, considerando a participação comunitária.

A ampla programação incluiu visitas às cidades de Numata, Higashikawa e Shimokawa, que estão resolvendo problemas regionais por meio de ações e conferências sobre abordagens práticas de participação popular. As visitas foram importantes porque permitiram aos representantes sul-americanos a formação de ideias que possam ser adaptadas aos seus próprios países, criando planos de ação que reforcem o desenvolvimento baseado na participação comunitária. A programação também incluiu debates e workshops.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA