Filhote de peixe-boi resgatado em Pixuna do Tapará fica em observação
O animal, batizado de 'Bicó', tem aproximadamente 2 meses de vida, 93 cm de comprimento, pesa 12 kg
Um filhote de peixe-boi foi resgatado na Comunidade Pixuna do Tapará, várzea de Santarém, nesta quinta-feira (12), por equipes da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e ZooUnama. Ele permanece sob observação.
O animal foi encontrado pelos comunitários por volta das 7h da quinta-feira, enroscado em raízes de árvores da área de várzea. “Os rapazes que trabalham com transporte de gado que viram ele nas raízes. O bichinho se separou da mãe e não tinha como sair. Daí chamamos os órgãos ambientais que a comunidade tem parceria”, informou o presidente da Associação de Moradores de Pixuna do Tapará, Alcinei Rodrigues.
Após serem acionados, veterinários do ZooUnama e agentes de fiscalização da Semma seguiram até a localidade onde o animal já havia sido colocado em uma caixa d’água.
Foi estimado pela equipe de veterinários que o peixe-boi possui aproximadamente 2 meses de vida, 93 cm de comprimento, pesa 12 kg. Ele foi batizado de “Bicó” pela equipe que realizou a operação de resgate.
“É um animal que está ameaçado de extinção. A legislação ambiental preconiza que é proibido apanhar, caçar e pescar. Qualquer circunstância que venha contrariar, é uma infração”, ressaltou o chefe de fiscalizações da Semma, Arlen Lemos.
Sob os cuidados veterinários, inicialmente, foi realizada a aplicação de pomadas em pequenos ferimentos ao longo do corpo do peixe-boi. A espécie apresenta estado de saúde estável e permanecerá sob observação clínica especial durante as próximas 36 horas.
“Vamos observar o comportamento deste animal na piscina. Vamos ver o que ele vai apresentar, se está nadando bem ou não, se está com o intervalo de respiração muito prolongado”, pontuou o veterinário do ZooUnama Jairo Moura.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA