Fiéis lotam a Basílica Santuário para a Missa do Mandato na noite desta segunda (26)
A celebração dá início às peregrinações das imagens de Nossa Senhora de Nazaré nos lares paraenses
Milhares de fiéis lotaram a Basílica Santuário de Nazaré nesta segunda-feira (26), para participar da Missa do Mandato, que marca o início oficial da programação do Círio de Nazaré, uma das maiores celebrações católicas do mundo, em sua 232ª edição. Foram realizadas quatro missas ao longo do dia. A celebração matutina, realizada às 7h, reuniu um público menor, mas a missa da noite, iniciada às 18h, foi a mais concorrida, refletindo a profunda devoção do povo paraense à Virgem de Nazaré.
VEJA MAIS
Presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, a Missa do Mandato é um momento de fé e tradição, dando início às tradicionais peregrinações das imagens de Nossa Senhora de Nazaré pelos lares paraenses, algo que toca a memória afetiva dos paraenses.
A bênção das imagens, trazidas pelos fiéis de suas casas, simboliza o fortalecimento dos laços comunitários e familiares. “A Missa do Mandato é o ponto de partida para o Círio, momento em que renovamos nossa fé, preparamos a nossa casa e nossos corações para as celebrações que virão,” destacou Dom Alberto Taveira ao abrir a missa.
A Basílica, ainda em obras, revelou-se pequena para comportar o grande número de devotos. Muitos acompanharam a missa em pé, devido à lotação completa antes mesmo das 18h. Entre os presentes, o governador do Estado, Helder Barbalho, e a vice-governadora Hanna Ghassan, se destacaram na primeira fila.
Investimento Público
Durante a celebração, o governador anunciou dois importantes investimentos do governo do Pará, um patrocínio de R$ 2 milhões para a organização do Círio 2024 e um repasse de cerca de R$ 40 milhões para a construção de um novo anexo no Complexo do Santuário de Nazaré. Para o mandatário do Estado, a construção estimulará o turismo religioso, fazendo de Belém um local onde fiéis visitam a Basílica o ano inteiro e não apenas no período do Círio.
“Este ano, o governo do estado renova seu compromisso de apoiar o Círio de Nazaré, repassando o valor de dois milhões de reais, para viabilizar as ações necessárias, para que tenhamos uma extraordinária procissão, a de número 232,” declarou Helder Barbalho, sob aplausos dos presentes.
Em relação ao segundo investimento, o governador destacou a importância da nova estrutura para acolher os devotos. “Agora, eles terão um amplo espaço para as celebrações e para a visitação ao longo do ano. Queremos que o Círio continue a ser uma manifestação religiosa e cultural de alcance mundial, onde tenha um turismo religioso forte, a exemplo do que acontece em outros estados e países”, afirmou.
O anúncio dos investimentos foi recebido com entusiasmo pelos fiéis, que em vários momentos entoaram cânticos em louvor à Virgem Maria, cujos ecos preencheram o espaço da Basílica. O diretor do Círio, Antonio Massoud Salame, emocionou-se ao falar sobre a construção do novo anexo, um sonho antigo da Paróquia.
“Nossa estrutura atual não comporta todos os fiéis, muitas vezes nós damos o lugar e acompanhamos as celebrações de pé, como vocês viram hoje. Esse é um sonho antigo e desculpe me emocionar. O número de devotos cresce a cada ano, e a igreja precisa crescer junto,” afirmou, com lágrimas nos olhos.
Imagens
Ao final da missa, Dom Alberto Taveira protagonizou um dos momentos mais emocionantes da noite, quando convidou todos os fiéis que trouxeram imagens de Nossa Senhora de Nazaré a se aproximarem do púlpito para receberem sua bênção e a aspersão de água benta. A cena, marcada por lágrimas e orações, reforçou a profunda devoção que une os paraenses em torno do Círio de Nazaré.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA