Famílias afetadas pelas cheias recebem kits de ajuda humanitária em Santarém

No município de Santarém a subida do rio foi tão intensa que ultrapassou a cheia histórica de 2009

Ândria Almeida
fonte

O inverno Amazônico causou grande impacto na região oeste do Pará. No município de Santarém a subida do rio foi tão intensa que ultrapassou a cheia histórica de 2009. As chuvas afetaram mais 18 mil pessoas no município. Diante das problemáticas, a prefeitura de Santarém, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, começou a entregar kits de ajuda humanitária para as comunidades ribeirinhas afetadas.

Ao todo, a prefeitura já realizou a entrega de 1.680 kits de ajuda humanitária para famílias atingidas pelas cheias dos rios Tapajós e Amazonas. A entrega é uma ação conjunta entre governo municipal e governo federal, que decorre da Situação de Emergência decretada pelo prefeito Nélio Aguiar em janeiro deste ano.

“Estamos dando continuidade às entregas de kits de alimentação e limpeza de ajuda humanitária aos moradores das comunidades ribeirinhas atingidas pelas cheias dos rios Tapajós e Amazonas. Estamos cumprindo um cronograma de entregas durante todo o mês de julho”, explica Darlison Maia, coordenador da Defesa Civil.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil finalizou a entrega de quase dez mil quilos de alimentos às comunidades das regiões do Arapixuna, do Lago Grande, do Urucurituba e do Aritapera, no período de 06 a 15 deste mês.

VEJA MAIS

image Ufopa aponta surto de covid-19 em Santarém
Laboratório de Biologia Molecular da Ufopa indica aumento de 10 para 45% de casos positivos em julho

image Circuito de canoagem é uma das aventuras de verão no tradicional encontro das águas em Santarém
Se uns dos objetivos para o verão for viver uma experiência turística diferente, os aventureiros locais e de outras regiões têm uma nova opção de imersão nos rios Tapajós e Amazonas

image Alter do Chão: Floresta encantada é a grande pedida para o mês de julho
A área foi batizada pelos visitantes como ‘encantada’ por levar brilho aos olhos de quem conhece o lugar

image Trabalhadores do ramo do turismo estão na expectativa da chegada do verão Amazônico
A cheia do Tapajós transforma a paisagem existente na frente da vila balneária conhecida por praias de águas límpidas e areias brancas

“O inverno amazônico está cada vez mais forte todos os anos. Trabalhos em várias frentes para enfrentar seus impactos. Um dos trabalhos foi o decreto de Situação de Emergência para conseguir ajuda humanitária”, explica o prefeito Nélio Aguiar.

Famílias afetadas

De acordo com o levantamento da defesa civil, cerca de 18 mil pessoas foram afetadas diretamente pela cheia no município. O relatório apontou que os locais mais prejudicados no município são as áreas de várzeas, o distrito de Alter do Chão, a comunidade Ponta de Pedras e comunidades da região ribeirinha. Nesses locais, 3.624 famílias foram diretamente atingidas, somando 18.120 vítimas.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ