Estudantes estaduais de Marituba criam jogo inclusivo inspirado na COP 30

Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Tereza D'Ávila desenvolveram jogo da memória com pontos turísticos de Belém

Agência Pará
fonte

Atentos aos debates climáticos e engajados com a Educação Ambiental e tecnologia, estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Tereza D'Ávila, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB), criaram o jogo “Trilha Maker: COP 30” que une sustentabilidade, educação, tecnologia, inclusão, cultura e diversão.

Com um dado digital, jogo da memória - construídos com conhecimentos de Robótica Educacional - e o labirinto elétrico, o jogo faz referência à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada na capital paraense em novembro de 2025, e traz um resgate aos pontos turísticos de Belém, além de conhecimentos sobre os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).

VEJA MAIS

image Programa paraense de educação sobre Amazônia ganha prêmio internacional
No Pará, programa Itinerários Amazônicos desenvolve o componente curricular “Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima”

image Seduc pretende avaliar uso de celular para fins pedagógicos
Projeto de lei que proíbe utilização de aparelhos celular na sala de aula foi aprovado no Senado

Para a estudante da 1ª série do Ensino Médio, Maria Luyza Rocha, uma das idealizadoras do projeto, a iniciativa é importante para quem produziu e para quem vai utilizar. "Eu achei bem interessante desenvolver o projeto tendo em vista a importância dele, pois, enquanto os alunos estão brincando, estão aprendendo também. Logo, a importância desse tipo de desenvoltura aos alunos dentro da escola é bem significativa pelo fato de que estimulamos a coordenação motora e o raciocínio lógico, além de aprendermos sobre as técnicas de desenvolvimento de tecnologias e sustentabilidade”, disse.

image A iniciativa é importante para quem produziu e para quem vai utilizar (Divulgação)

Desenvolvido dentro do clube interdisciplinar da escola, o jogo estimula a coordenação motora, raciocínio lógico, memória visual e auditiva por meio de desafios. "Achei o jogo interessante e divertido, principalmente por ser um jogo inclusivo e dinâmico. Pode ser muito importante seu uso na sala do AEE pois ele prende atenção e estimula audição, visão e coordenação motora”, comentou o estudante da 1ª série do Ensino Médio, Jair Barbosa, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Responsável pelo projeto, o professor de Matemática e Física da escola reforça a importância da escola em estimular e construir projetos como este. “É fundamental estimular o desenvolvimento e habilidades dos alunos e esse projeto trabalha a cultura, sustentabilidade, tecnologia e inclusão, salientando que isso pode e deve caminhar junto para a construção de conhecimento. Os estudantes têm o prazer de construir algo para utilização na escola, um produto educacional real e funcional, além disso eles estão na expectativa de expor esses trabalhos em feiras de tecnologia e educação e quem sabe na COP 30”, frisou Charles Ruan.

Além da estudante Maria Luyza Rocha, fazem parte do desenvolvimento do projeto: Clarisse Veras, Kesia Damasceno, Deiziane Sousa e Matheus Neves. Todos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Tereza D'Ávila, em Marituba.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ