CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ufopa abre inscrições para Processo Seletivo Regular; veja como participar

As inscrições são gratuitas, e podem se inscrever candidatos que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma das edições de 2021 a 2024

O Liberal
fonte

Estão abertas, até o dia 17 de janeiro de 2025, as inscrições para o Processo Seletivo Regular (PSR) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Serão ofertadas 1.520 vagas. As inscrições são gratuitas, e podem se inscrever candidatos que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma das edições de 2021 a 2024.

Distribuição de vagas

  • 1.204 nos cursos do Campus Santarém,
  • 36 nos do Campus Alenquer,
  • 72 vagas nos do Campus Monte Alegre,
  • 64 nos cursos do Campus Oriximiná,
  • 36 vagas em Itaituba,
  • 72 nos cursos do Campus Juruti,
  • 36 vagas no Campus Óbidos.

Neste ano, o PSR oferta dois cursos novos: Medicina, no Campus Santarém, e Agronomia, em Monte Alegre, cada um com 40 vagas. Este ano a Ufopa ainda traz mais uma novidade no PSR, o "bônus regional".

Segundo a reitora da universidade, Aldenize Xavier, trata-se de uma bonificação de 20% nas notas do processo seletivo de quem cursou todo o ensino médio em escolas da área de abrangência da Ufopa. "Nosso objetivo é fortalecer a formação local e assim fixar esses profissionais na nossa região Oeste do Pará", disse. O bônus foi aprovado na reunião do Conselho Superior da Ufopa (Consun) em 27 de novembro de 2024.

Cotas sociais

Do total de 1.520 vagas ofertadas, a Ufopa reservará 760 para o sistema de ingresso por meio de cotas sociais, a serem preenchidas conforme critérios estabelecidos pela legislação: Lei nº 12.711/2012, Lei nº 13.409/2016, Lei nº 13.723/2023 e Lei nº 14.945/2024, além da Portaria Normativa nº 18/2012-MEC, alterada pela Portaria Normativa nº 2.027/2023-MEC.

O sistema de cotas assegura que cada curso/município priorize de forma exclusiva candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em escolas comunitárias que atuem no âmbito da educação do campo conveniada com o poder público, em cursos regulares ou que tenham cursado integralmente o ensino médio no âmbito da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O sistema ainda beneficia quem tenha obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, desde que não tenham frequentado o ensino médio em escola privada, além de pessoas que se autodeclarem pessoas negras de cor preta ou pessoas negras de cor parda, ou pessoas indígenas, ou pessoas quilombolas e/ou pessoas com deficiência (PcD).

VEJA MAIS

image Ufopa terá R$ 100 milhões para obras de crescimento e consolidação no Pará
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência República visitou obras já em andamento nesta sexta-feira (6/9)

image Fapespa incentiva pesquisas sobre Bioeconomia no Pará e na Amazônia
A 'Rede Pará' iniciativa, em parceria com a UFPA, Ufopa e Unifesspa, busca impulsionar a bioeconomia como fator de geração de renda, emprego e preservação da biodiversidade

Habilitação

Para ter assegurado o direito à vaga, o candidato deverá cumprir os procedimentos e os prazos especificados nos editais de habilitação a serem disponibilizados na página do PSR 2025. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações e divulgações referentes ao PSR 2025 da Ufopa no site oficial da instituição. Não serão aceitos documentos incompletos, rasurados e/ou ilegíveis.

O candidato impossibilitado de apresentar documento de identidade original por motivo de perda, furto ou roubo deverá apresentar boletim de ocorrência expedido em, no máximo, 30 dias. Caso o candidato seja menor de idade, a habilitação deve ser realizada pelos pais ou responsável legalmente constituído. Será admitida a habilitação por terceiros, mediante procuração pública ou particular com firma reconhecida em cartório e documentos pessoais (RG e CPF) do procurador constituído para tal finalidade.

O candidato classificado na condição de cotista PcD deve apresentar-se à avaliação médica pericial, em conformidade com o edital de convocação a ser divulgado pela Diretoria de Registro Acadêmico (DRA).

O candidato que se autodeclarar para as cotas étnico-raciais será convocado presencialmente para submeter-se ao procedimento de heteroidentificação. Os candidatos devem acompanhar através da página oficial da Proen/Ufopa a convocação para os respectivos agendamentos, que deverão ocorrer em datas e horários a serem definidos em edital.

Para sanar dúvidas sobre o PSR 2025 da Ufopa, em Santarém, o interessado deve procurar a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), localizada no Campus Santarém, Unidade Tapajós, Rua Vera Paz, s/n, bairro Salé, ou acesso por e-mail: psr@ufopa.edu.br.

Atendimento fora da sede

Para sanar dúvidas sobre o PSR 2025 nos campi regionais da Ufopa, os candidatos deverão dirigir-se a um dos endereços abaixo:

Campus Óbidos

Campus Oriximiná

Campus Itaituba

Campus Monte Alegre

Campus Alenquer

Campus Juruti

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ