Escola Romulo Maiorana será entregue à comunidade estudantil em Ananindeua
O evento marca o início das atividades letivas e o retorno dos mais de 500 mil alunos da rede estadual em 2024
Nesta segunda-feira (29), o Governo do Estado entrega em Ananindeua, totalmente reconstruída, a Escola Estadual Romulo Maiorana. A cerimônia marca o início das atividades letivas e o retorno dos mais de 500 mil alunos da rede estadual no município em 2024.
VEJA MAIS
“Essa é a escola de número 130 que o Governo do Pará entrega, e representa o compromisso do Estado em melhorar a qualidade do ambiente escolar e construir o futuro de crianças e jovens. Vamos continuar trabalhando para garantir espaços de ensino dignos, que possam fidelizar o aluno, reduzir a evasão escolar e proporcionar aos professores o resgate do prazer em lecionar”, destaca o governador Helder Barbalho, que fará a reinauguração do estabelecimento de ensino.
A Escola Estadual Romulo Maiorana atende cerca de 1.500 estudantes do Ensino Fundamental II e médio regular, nos turnos da manhã e da tarde, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) à noite. Ao todo, foram reconstruídas 47 salas de aula, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores e da coordenação, despensa, refeitório, copa, banheiros masculino e feminino, entre outros. A instituição também conta com laboratório de informática, de matemática, multidisciplinar, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e auditório. Todos os ambientes receberam nova pintura, sinalização, instalações elétricas e hidrossanitárias, além de climatização (em todas as salas de aula), para assegurar maior conforto aos estudantes.
“Essa é uma semana de grandes notícias para a educação paraense. Iniciamos por Ananindeua a programação de volta às aulas em toda a rede estadual de ensino e também nas redes municipais parceiras que construíram o calendário em conjunto com a Seduc, pela primeira vez, neste ano. Além da escola Romulo Maiorana, vamos entregar outras quatro ao longo da semana, em Ananindeua, Belém e Parauapebas. Esse é mais um ano de renovação e avanço contínuo para a educação do Pará. Contamos com todas as famílias, equipes escolares e estudantes para, juntos, garantirmos mais oportunidades, ferramentas e reforçar a posição do Pará como referência em educação no Brasil”, destaca Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação.
Próximas inaugurações
A Escola Estadual Zulima Vergolino Dias, também em Ananindeua, será a de número 131 a ser entregue pelo Governo do Pará, na terça-feira (30). A instituição atende atualmente cerca de 550 estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio (Regular e Integral) nos turnos manhã e tarde.
A rede estadual em Belém também será beneficiada, na próxima quarta-feira (31), com a entrega das escolas General Gurjão, que fica na Cidade Velha, e Stélio Maroja, no bairro da Condor. A Escola Estadual Stélio Maroja atende atualmente cerca de 300 estudantes do Ensino Fundamental I nos turnos manhã e tarde, que conta com bloco administrativo e cinco salas de aula. Já a Escola Estadual General Gurjão, atende cerca de 350 estudantes ds Ensino Fundamental I e II.
Parauapebas
Na próxima quinta-feira (1º) será a vez da Escola Estadual Eduardo Angelim, no município de Parauapebas, ser entregue à comunidade escolar. Esta será a 134° unidade da Seduc reconstruída no Estado, obra que vai beneficiar 960 estudantes distribuídos em 12 salas de aula e 24 turmas nos turnos da manhã e da tarde.
A obra contemplou a reconstrução de salas de aula, secretaria, sala dos professores, sala da coordenação, despensa, refeitório, copa, banheiros masculino e feminino, coordenação pedagógica. A unidade passará a contar com laboratório de informática, quadra poliesportiva coberta, biblioteca e auditório.
Educação Ambiental
A volta às aulas inicia já com a nova matriz curricular aprovada pelo Conselho Estadual que traz, de forma inédita no Brasil, o fomento ao pensamento e à prática sustentável de maneira contínua nas escolas públicas do Pará, por meio do componente curricular com temática em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima que estará presente em toda a educação básica, com oferta obrigatória na rede estadual, em todas as etapas de ensino e, por adesão, pelas redes municipais.
Um total de 1,5 milhão de estudantes da rede pública de ensino do Estado poderão se beneficiar com a iniciativa, sendo 550 mil, obrigatórios, na rede estadual e, por adesão das redes municipais, 618 mil estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e mais 461 mil dos anos finais (6º ao 9º ano).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA