Enem 2023: reaplicação do exame é realizada nesta terça e quarta-feira
Além disso, a edição da prova para pessoas privadas de liberado (Enem PPL) também será no dia 12 e 13 de dezembro
A reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 para os candidatos prejudicados pela distância entre a residência e o local da prova será realizada nesta terça-feira (12) e na quarta-feira (13). Nos mesmos dias, também será realizada a versão da prova para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL). Em todo o país, conforme apontam dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, são 93.620 inscritos que farão as duas modalidades da prova, sendo 84.169 alunos do Enem PPL (adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade) e 9.451 reaplicações. No Pará, 4.176 candidatos farão o Enem PPL e 134 a prova de reaplicação, totalizando 4.310 em ambas as provas.
Essa opção da reaplicação é destinada a quem foi prejudicado por problemas logísticos ou acometido por doenças infectocontagiosas, como prevê o edital. Nesta edição, o Inep também ofertou o recurso às pessoas que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição. Se a pessoa foi afetada por problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação, a reaplicação do exame também pode ser solicitado.
VEJA MAIS
Enem PPL
As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é a aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa, de cada unidade da Federação.
Só podem participar aqueles que assinam Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso, por meio de um sistema on-line. Há provas em penitenciárias, cadeias públicas, centros de detenção provisória e instituições de medidas socioeducativas. A aplicação é posterior ao Enem regular e ocorre em dias úteis.
Prova
Da mesma forma que ocorre no Enem tradicional, no primeiro dia serão aplicadas a prova de Redação e 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira — Inglês ou Espanhol —, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), além de outras 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
No segundo dia serão 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. A aplicação será das 13h30 às 19h nesta terça e das 13h30 às 18h30 na quarta. Já a divulgação do gabarito oficial da prova será no próximo dia 27 de dezembro na seção Provas e Gabaritos do portal do Inep, e o resultado, no dia 16 de janeiro de 2024, na página do participante.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA