Tourinho afirma que indefinição de nomeação 'agride toda a comunidade' da UFPA
Reitor reeleito deixou cargo na terça (22). Governo federal ainda não se posicionou sobre lista tríplice após eleições na universidade
O professor Emmanuel Tourinho publicou vídeo, no Instagram, na manhã desta quinta-feira (24), com uma mensagem à comunidade sobre o processo de nomeação do reitor da Universidade Federal do Pará. “Hoje, encerra o meu mandato como reitor da UFPA. Função que exercei ao longo dos últimos quatro anos com muito orgulho e com a máxima dedicação. No próximo dia 11 de outubro encerra também o mandato do professor Gilmar Pereira da Silva, nosso querido vice-reitor, que me honrou com a sua parceria e amizade no desafio de conduzir com democracia, transparência e com eficiência a nossa UFPA”.
Ele acrescentou: “Fomos reeleitos com quase 93% dos votos da comunidade universitária. Atendemos todas as exigências para a nomeação. Apesar dos atos antidemocráticos de uns poucos, e mesmo enfrentando uma pandemia, cumprimos todas as etapas previstas na lei, com rigor e correção”. Ainda segundo o professor, os documentos enviados ao Ministério da Educação, há mais de dois meses, “não foram objeto de qualquer reparo ou indagação. Na Justiça, enfrentamos várias ações sem qualquer fundamento que tinham um único propósito de comprometer a democracia na instituição. Em todas essas ações, porém, o que vimos foi a reafirmação da legalidade de todo o processo de escolha de dirigentes da UFPA para o quadriênio 2020 a 2024”.
Indefinição afronta autonomia, diz Tourinho
Emmanuel Tourinho diz que todos os requisitos técnicos e legais da última consulta eleitoral da UFPA foram cumpridos. “Apesar disso, não houve a nomeação da nova gestão da UFPA. A ausência dessa definição afronta a autonomia universitária, agride toda a comunidade da Universidade Federal do Pará e coloca em risco conquistas que demandaram o trabalho intenso e o envolvimento pessoal e coletivo de milhares de pessoas”.
Ele informou que, neste momento, assume a reitoria da UFPA o vice-reitor, o professor Gilmar Pereira da Silva. “Peço a todas as pessoas da nossa comunidade que contribuam com o seu trabalho nestes dias que serão difíceis para todos nós. Enquanto isso, daremos encaminhamento às medidas cabíveis para a retomada da normalidade política e administrativa na UFPA, para que a lei seja cumprida e para que a democracia seja respeitada. Sigamos atentos e confiantes. Um abraço fraterno a todas e todos. E viva a democracia na UFPA”, afirmou.
E, nesta quinta-feira (24), às 14 horas, o Conselho Universitário (Consun) da UFPA realizará reunião extraordinária com pauta única: a nomeação do reitor para o período 2020-2024. A reunião será virtual e transmitida ao vivo pelo endereço: aovivo.nitae.ufpa.br
A instituição ainda aguarda a nomeação do reitor para o nosso quadriênio. O mandato do professor Emmanuel Zagury Tourinho encerrou no último dia 22 de setembro. E o vice-reitor, professor Gilmar Pereira da Silva, assumiu o exercício da Reitoria nesta quarta-feira (23), até que ocorra a nomeação.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA