CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Embarcação percorre municípios paraenses ofertando atendimentos contra a covid-19

O projeto já passou por oito municípios paraenses e, atualmente, está em Portel, na Ilha do Marajó

Gabriel Pires
fonte

A expedição fluvial "Rios da Esperança – Arte e Saúde contra a covid-19 na Amazônia" — uma iniciativa da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) —, que já percorreu oito municípios paraenses levando informações e atendimentos médicos voltados ao coronavírus, atracou, na última segunda-feira (13), no município de Portel, na região da Ilha do Marajó, no Pará. A iniciativa é disponibilizada gratuitamente à população. Durante todo o trajeto, a embarcação irá atracar em 18 municípios paraenses e amazonenses. A cada semana o projeto se estabelece em um município. O percurso da viagem segue até a última semana de maio, finalizando as atividades em Manaus, capital do Amazonas.

A expedição fluvial Pará – Amazonas já passou por Belém, Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Breves e Melgaço. Depois de Portel, o barco segue em viagem para Gurupá (com previsão de chegada para o dia 20 de fevereiro), Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Santarém, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Parintins, Itacoatiara e Manaus. Os municípios visitados irão receber o espetáculo teatral educativo “No dia em que a terra parou!”, além de exibições de filmes sobre covid-19 e rodas de conversas com a comunidade mediadas por enfermeiras do projeto.

VEJA MAIS

image Brasil teve as primeiras 24 horas sem nenhum registro de morte por covid-19
Até o momento, o País já registrou 36.932.830 casos e 697.674 mortes decorrentes da doença

image Pará realiza campanha de aplicação de imunizantes bivalentes contra covid-19 no final deste mês
O primeiro grupo alvo da ação serão serão pessoas com mais de 70 anos, idosos vivendo em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

image Covid-19: vacinação para bebês retorna com baixa procura nesta segunda em Belém; vídeo
A vacina contra covid-19 é destinada aos bebês a partir dos 6 meses de vida até crianças de 4 anos

Atividades

Também será oferecido treinamento de profissionais de saúde sobre efeitos adversos das vacinas contra o vírus e síndromes observadas após a doença. Guias impressos e virtuais sobre prevenção, testagem e tratamento da covid-19 serão distribuídos para a população. Os municípios também contarão com kits de armazenagem a frio de vacinas, kits de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para coronavírus, além de kits de materiais de limpeza e de higiene, distribuídos gratuitamente às populações vulneráveis na região. 

A equipe e toda a estrutura do projeto estão sendo transportados em um barco exclusivo, a lancha “O Marujo”, que viajará pela região durante 5 meses. Dentro da embarcação também está instalada uma sala para consultas médicas, com foco em atendimento de casos de suspeita de covid-19 e casos de sequelas da doença.

image Covid-19: Pará recebe 50 mil doses de vacinas Pfizer Baby; estoque estava zerado em todo o estado
Imunizantes são para crianças de seis meses a quatro anos de idade

image Vacina bivalente contra a covid-19: saiba o que é, se já está disponível e como funciona
As ações estão previstas para iniciar nesta segunda-feira (27/02) com foco no reforço contra a covid-19

image Covid-19: tendência de óbitos no mundo preocupa especialistas
A infectologista Helena Brígido, de Belém, avalia que essa tendência de crescimento de óbitos mundial deve-se à flexibilização de medidas de prevenção

Início

O Projeto “Rios da Esperança” conta com o apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde. A iniciativa teve início no mês de dezembro de 2022, em Belém, com ações em terra, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), que resultou na realização de campanhas de vacinação contra a covid-19 nos bairros do Guamá, Sideral, Tapanã e Icoaraci. Também foram realizadas campanhas de vacinação nas ilhas de Outeiro, Mosqueiro, Cotijuba e Combu. Nessa primeira etapa do projeto, foram aplicadas 700 doses de vacinas, incluindo imunização de crianças, jovens e adultos.

(Gabriel Pires, estagiário sob a supervisão de João Thiago Dias, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ