Em três anos, o consumo de bebidas alcoólicas dos paraenses diminuiu 2,3%

A classe A, considerada com maior poder aquisitivo e concentração de renda, mostrou redução de consumo em 18,7%

Fabyo Cruz

O Brasil registrou um acréscimo de 8,9% (de R$ 23,4 bilhões para R$ 25,5 bilhões) nas despesas com bebidas alcoólicas no País, entre 2019 e 2021, segundo dados do IPC Maps, especializado em potencial de consumo brasileiro. No Pará, o consumo dos paraenses diminuiu entre 2,3%, no entanto, indivíduos de algumas classes sociais - classificação utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - apresentaram aumento de consumação durante o período analisado.

Segundo Marcos Pazzini, responsável pelo estudo, apesar desse consumo ter recuado um pouco em 2020, no auge da pandemia da covid-19, o setor deverá apresentar um crescimento moderado ao longo deste ano. “Apesar da procura por bebidas alcoólicas estar muito ligada aos hábitos de consumo de parte da população — principalmente a mais jovem, que vincula diversão ao álcool—, o rendimento do trabalhador não acompanhou a variação da inflação e, portanto, a expectativa é de que outras categorias econômicas aumentem a participação no orçamento familiar em 2022”, observa o especialista.

A pesquisa aponta que no Pará: as classes D e E apresentaram aumento em 10,3%; a C diminuiu 5%; já a C1 aumentou em 5,8%; enquanto a D2 aumentou em 11,8%; a B1 aumentou em 3,6%; já a classe A, considerada com maior poder aquisitivo e concentração de renda, mostrou redução em 18,7%.

Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo nacional, o IPC Maps destaca-se como o único estudo que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo por categorias de produtos para cada um dos 5.570 municípios do País, com base em dados oficiais, através de versões em softwares de geoprocessamento. 

O trabalho traz múltiplos indicativos dos 22 itens da economia, por classes sociais, focados em cada cidade, sua população, áreas urbana e rural, setores de produção e serviços etc., possibilitando inúmeros comparativos entre os municípios, seu entorno, Estado, regiões e áreas metropolitanas, inclusive em relação a períodos anteriores. Além disso, o IPC Maps apresenta um detalhamento de setores específicos a partir de diferentes categorias

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ