Em Parauapebas, Charles e Diana plantaram uma castanheira
A muda virou árvore e se transformou em ponto turístico no local, com uma placa identificando a espécie e o contexto em que foi plantada
Quase duas décadas antes da viagem a Santarém, Charles esteve no Pará, em abril de 1991, quando ainda era casado com a princesa Diana, que faleceu em 1997. A estadia incluiu agenda na capital Belém, onde o casal ficou a bordo do iate Britânia, que ancorou na Baía do Guajará e também passou próximo da Orla de Icoaraci. Na mesma passagem, o casal seguiu para Parauapebas, tendo encontros com autoridades locais e pesquisadores, com foco na questão ambiental.
A agenda na cidade incluiu visita à mina da Vale em operação, onde ocorre exploração do minério de ferro, um dos principais produtos de exportação do Estado. Na sequência, Charles e Diana foram até o Parque Zoobotânico e plantaram uma muda de castanheira, espécie típica da região. A muda virou árvore e se transformou em ponto turístico no local, com uma placa identificando a espécie e o contexto em que foi plantada. Entre os dizeres, está inscrito: "Árvore plantada por suas altezas reais, o Príncipe Charles e a Princesa Diana, por ocasião de sua visita ao Parque Zoobotânico de Carajás, em 23 de abril de 1991".
Em dezembro de 2019, 28 anos depois de sua plantação, a árvore gerou sua primeira frutificação, gerando grande comoção entre os trabalhadores do parque. A história foi relembrada recentemente pela TV Liberal, dentro do projeto DOC Liberal, disponível para visualização no site do G1 Pará.
Depois do plantio da muda e visita ao parque, o casal seguiu para o núcleo residencial da mineradora, onde foi recebido por cerca de 500 estudantes e moradores. De acordo com informações disponíveis no site da Vale, em matéria que relembra a visita, os alunos foram instruídos para que falassem baixo e se levantassem calmamente, sem arrastar as cadeiras, quando a princesa entrasse na sala de aula.
“Porém a emoção das crianças e a simpatia de Diana acabaram quebrando a rigidez do protocolo. Sempre sorrindo e de mãos dadas com dois alunos durante toda a visita, ela conversou com as crianças da turma de inglês e assistiu à peça “A Bela e o Príncipe”, encenada pelos estudantes”, destaca o texto. Após deixarem o núcleo residencial, Charles e Diana foram para a Casa de Hóspedes de Carajás, onde fizeram um lanche rápido e embarcaram para Brasília às 15h30.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA