Em Canaã dos Carajás, população assiste eclipse anular no novo Planetário
Várias pessoas participam do evento organizado pela prefeitura municipal.
No município de Canaã dos Carajás, Sudeste Paraense, a observação pública do eclipse solar anular ocorreu durante a inauguração do novo Planetário Municipal da cidade, que possui tecnologia 4K. O evento organizado pela Prefeitura, que atraiu mais de 600 pessoas.
Segundo a administração municipal, a cidade possui uma das melhores angularidades para assistir o fenômeno, acima de 88%. "Canaã dos Carajás está em uma faixa do globo privilegiada para contemplação do Eclipse Solar deste sábado, 14", informou.
Em Canaã, o eclipse anular total aconteceu entre às 16h34 e 16h39. A prefeitura informou que técnicos municipais contribuíram com o Observatório Nacional do Ministério da Ciência e Tecnologia, do governo federal, com a captação cinematográfica do fenômeno. As imagens foram retransmitidas para o site Time and Date e para a Nasa.
VEJA MAIS:
Inauguração
A população local pode contemplar o eclipse de várias formas. Do lado de fora do Planetário foi realizada a projeção das imagens do eclipse em um telão, além de terem sido distribuídos 500 óculos adequados para assistir o evento astronômico. Já do lado de dentro do Planetário, houve exibições no domo medindo 11 metros de diâmetro para centenas de visitantes. A cúpula da unidade é equipada com tecnologia que simula o espaço por meio da projeção de objetos celestes
"Estamos muito felizes com a inauguração do Planetário, único com telecnologia 4K na região Norte e o segundo do país", declarou a prefeita Josemira Gadelha. Segundo ela, o estabelecimento vai receber estudantes das redes municipal e estadual de ensino não apenas de Canaã dos Carajás, mas também de municípios da região, para estudos de ciências e astronomia. "A nossa cidade caminha para ser referência no uso dessa inovação e tecnologia na nossa educação (...), além de se tornar um ponto turístico da região". O Planetário foi construído com recursos próprios do município.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA