Égua da broca: conheça a tapioca regional com jambu e camarão

O prato com ingredientes locais destaca a riqueza gastronômica da região

Thaís Neves

No Pará, a tapioca é uma iguaria muito apreciada e consumida de diversas maneiras, muitas vezes com ingredientes locais que destacam a riqueza gastronômica da região. Uma das combinações mais marcantes é a tapioca regional, que incorpora elementos como jambu e camarão, destacando-se pelo sabor autêntico e tipicamente paraense.

A tapioca de camarão com jambu é um dos pratos mais populares do restaurante Tapiocaria Regional, situado na avenida Dom Vicente Zico, na Cidade Nova, em Ananindeua. A chef de cozinha Ruth Veloso, conta como surgiu a ideia de criar essa tapioca regional: "Nós começamos a experimentar diferentes combinações, assim como há pizzas, hambúrgueres e esfihas de vários sabores. Então, por que não fazer o mesmo com tapioca? Fomos testando vários recheios, vimos que deu certo, e os clientes aprovaram", relata.

VEJA MAIS

image Coxinha de açaí com recheio de peixe frito viraliza e vira sonho de consumo dos paraenses
O quitute foi idealizado pelo empresário Clemerson Gomes. A inspiração veio por meio dos passeios que os turistas costumam fazer no Ver-O-Peso para tomar açaí acompanhado de um bom peixe frito

image Churrasco no pão? Empreendedores inovam ao servir prato de forma diferente no bairro da Pedreira
No Dia do Churrasco, celebrado nesta segunda-feira (24), o O Liberal.com te mostra como o prato gaúcho tem feito sucesso sendo vendido dentro do pão, com salada de repolho, vinagre e batata palha

A profissional também destaca que alguns clientes, habituados às tapiocas tradicionais, como a de manteiga e a molhada com coco, experimentaram os novos recheios e aprovaram. Em relação à ideia de criar uma tapioca tipicamente paraense, Ruth relata que foi um grande sucesso. “O camarão combina muito bem com o jambu, então por que não juntar os dois? Ficou uma combinação perfeita, deu super certo”, afirma.

O recheio da tapioca é feito com queijo mussarela, jambu e camarão regional, que é refogado com uma variedade de temperos. Depois de refogado, o camarão é misturado com creme de leite e molho de pizza. O aroma é incomparável, tornando-se sem dúvida um dos destaques da culinária.

Ruth Veloso (Chef de Cozinha) Foto: Igor Mota / O Liberal

O estabelecimento também oferece um cardápio variado de sabores de tapiocas, além da tapioca regional. Entre as favoritas do público estão a tapioca de camarão rosa com jambu, a de carne seca com queijo cheddar, a de carne de sol, a de Nutella e a de morango com chantilly. Ruth ressalta ainda que, apesar dessas novidades, as opções tradicionais continuam entre as mais pedidas. “As pessoas ainda não deixam de pedir a tapioca molhada e a de manteiga, que continuam saindo bastante”, conclui.

Para quem deseja experimentar a tapioca de camarão com jambu e outros variados sabores da Tapiocaria Regional, além da unidade em Ananindeua, há também um restaurante em Icoaraci, distrito de Belém. Esse restaurante está localizado na Travessa Souza Franco, esquina com a Rua 15 de Agosto. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 7h às 12h e das 15h às 21h. Aos domingos, o restaurante abre das 7h às 12h, e nos feriados, das 7h às 12h e das 15h às 21h.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ