É Pará Isso: O dia a dia da Vila dos Pescadores de Ajuruteua
A localidade ganhou o nome a partir da presença de arbustos de ajuru
Faixas de areia branca que aumentam e encurtam de tamanho conforme o mar varia, céu azul (grande parte das vezes sem nuvens), mar que pode ir do verde a um azul acinzentado (dependendo do volume de chuva) e muitos, mas muitos, arbustos de Ajuru - daí o nome de Ajuruteua, que no idioma original significa “terra de muito ajuru”. A Larissa Corrêa (@flordelari) nos apresenta os encantos desta praia do salgado paraense a partir de uma trilha ecológica pela Vila dos Pescadores do local.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODOS OS CONTEÚDO DO PROJETO É PARÁ ISSO
O ajuru (também chamado de ajiru) é um pequeno fruto, redondo e de casca roxa, que cresce em arbustos e ocorre com abundância ao longo da trilha ecológica aberta por dentre a Vila de Pescadores de Ajuruteua. Caminhar pelo percurso é a melhor forma de os turistas entenderem como funciona aquela pequena comunidade, seu profundo respeito pela natureza e riqueza deste patrimônio natural bragantino.
A trilha começa na Vila, atravessa o mangue e lagos naturais de água doce e termina na beira do mar, num grande convite para um mergulho refrescante. Durante o percurso o visitante se depara com guarás e seu prato principal: o maraquanim, pequeno caranguejo que dá a cor avermelhada dos guarás.
Esta trilha é, originalmente, o caminho percorrido pelas trabalhadoras e trabalhadores que coletam o ajuru, e que tem no fruto uma das principais fontes econômicas para suas famílias, uma vez que o produto é muito requisitado não só na comunidade, mas na Feira Livre de Bragança.
Ajuruteua fica a 36 km de estrada do centro de Bragança. O local já tem boa infraestrutura turística, com restaurantes, pequenos mercados e pousadas. Vale muito a sua visita.
O modo de vida simples e natural da Vila de Pescadores de Ajuruteua é um dos atrativos turísticos desta praia do litoral paraense, como mostrou Larissa Corrêa (@flordelari). Ela é uma das seis selecionadas do projeto "É Pará Isso", desenvolvido pelo Grupo O Liberal e Meta (Facebook/Instagram) e com apoio do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner).
Durante os meses de junho e julho, seis produtores de conteúdo vão mostrar em vídeos o potencial cultural, turístico e histórias de diferentes regiões do Estado. As produções são divulgadas nas redes sociais de O Liberal (@oliberal) e podem ser acessadas aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA