É Pará Isso: Benevides, a Terra da Liberdade antes mesmo da Lei Áurea

Izabela Nascimento preparou um roteiro que nos ajuda a rememorar este pioneirismo que vem da Região Metropolitana de Belém

Alan Bordallo / Especial para O Liberal
fonte

“Terra da Liberdade”. Esta é uma alcunha que o município de Benevides conquistou ao escrever uma das páginas mais bonitas de sua história: em 30 de março de 1884, Benevides se antecipou à Lei Áurea e entregou cartas de alforria aos escravizados do local. Até hoje esta história pode ser vista em monumentos espalhados por Benevides. Izabela Nascimento (@izabelarn) preparou um roteiro que nos ajuda a rememorar este pioneirismo que vem da Região Metropolitana de Belém. 

Especula-se que uma das forças do movimento abolicionista de Benevides vem do fato de o município ter sido uma colônia de imigrantes europeus. Teria surgido deste vínculo os ideais de libertação, que já circulavam com força nas sociedades europeias no final do século XIX. E, a partir dessas influências, nasce o ato de alforria dos escravos, em 30 de março de 1884, na colônia, sendo, portanto, o primeiro no país a declarar o fim da escravidão, tornando-se “o Berço da Liberdade”, isso 4 anos antes da Lei Áurea, publicada em 13 de maio de 1888. O ato aconteceu em Benfica, hoje distrito de Benevides.

VEJA MAIS 

image Empresa sediada em Benevides abre quase 200 vagas para o Programa Aprendiz
Um dos objetivos do processo é promover a diversidade, com metade das vagas destinadas a pessoas que se autodeclaram negras

image Fiscais agropecuários fecham abatedouro de aves clandestino em Benevides
Estabelecimento não tinha condições de funcionamento

image Projeto 'Religa' recebe lixo eletrônico para recondicionamento
Já foram escolhidos 10 jovens para fazer parte do corpo docente do projeto

 

Lembranças deste fato histórico estão presentes desde a chegada a Benevides, onde há um monumento alusivo à libertação: um braço vazado que se desprende de correntes que, destruídas, se transformam em um pássaro, simbolizando a liberdade. Na Praça da Liberdade, se vê um busto representando um escravizado já com as correntes soltas.

 

image Busto que representa um escravizado com as correntes soltas na praça da cidade (Foto: Arquivo Pessoal)

Os bastidores da libertação de escravizados em Benevides foram revelados por Izabela Nascimento (@izabelarn) em sua mais recente aparição nas plataformas digitais do Grupo Liberal. Ela integra o projeto "É Pará Isso", desenvolvido pelo Grupo O Liberal e Meta (Facebook/Instagram) e com apoio do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner).

Durante os meses de junho e julho, seis produtores de conteúdo vão mostrar em vídeos o potencial cultural, turístico e histórias de diferentes regiões do Estado. As produções são divulgadas nas redes sociais de O Liberal (@oliberal) e estão disponíveis em OLiberal.com/e-para-isso.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ