Fiscais agropecuários fecham abatedouro de aves clandestino em Benevides
Estabelecimento não tinha condições de funcionamento
Fiscais estaduais agropecuários fecharam um abatedouro clandestino de aves, no município de Benevides, Região Metropolitana de Belém, na manhã desta terça-feira (5). Eles chegaram ao local por denúncia à Ouvidoria da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará).
De acordo com a Adepará, o abatedouro funcionava sem condições adequadas de higiene, sem registro no Serviço de Inspeção Estadual (Sie) e sem a Guia de Trânsito Agropecuário (GTA), ou seja, não havia licença para transitar e abater os animais.
“Os estabelecimentos que realizam algum tipo de abate precisam ter uma destinação adequada dos resíduos e isso não existia. Além disso, o produto gerado pela atividade, no caso as aves, poderiam oferecer risco à saúde da população”, explicou a diretora em exercício da Diretoria de Defesa e Inspeção Animal da Adepará, Adriele Cardoso.
Segundo a Agência, o produto oriundo do abate era comercializado nos mercados e feiras do município. ”O abatedouro não poderá mais realizar a atividade de abate de aves naquele local por não ter registro e estrutura física arejada para isso", afirmou ela.
"Para se adequar, o proprietário teria de melhorar a estrutura física e documental, seguindo o que determina a legislação vigente. Para isso, é necessário procurar o serviço de inspeção estadual para receber as orientações e apresentar a documentação necessária. Hoje não tem condições de obter registro. Não pode mais atuar na atividade”, acrescentou Adriele Cardoso.
Capitão Poço
Na semana passada, a Adepará acatando solicitação do Ministério Público do Pará (MPPA) realizou fiscalização em um abatedouro de aves em Capitão Poço, no nordeste do Pará. O estabelecimento também foi interditado por não ter cadastro no Serviço de Inspeção Estadual da Agência e fazia a condução de aves sem a Guia de Trânsito Agropecuário (GTA).
SERVIÇO
A Ouvidoria da Adepará é o canal oficial para receber denúncias da população. O denunciante não precisa se identificar. Os contatos telefônicos e o email são:
Telefones: (91) 3210-1101/1105/1121
WhatsApp: (91) 99392-4264
Email: ouvidoria@adepara.pa.gov.br.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA