É Pará Isso: A lagoa azul de Ajuruteua e um mergulho em águas da cor do céu; vídeo

Larissa Corrêa mostra um local paradisíaco a 25 km de Bragança, onde as atividades extrativistas ancestrais levaram à cor que chama atenção

Alan Bordallo / Especial para O Liberal
fonte

Visitar a praia de Ajuruteua é bom, mas pra melhorar este programa aqui vai uma dica especial da Larissa Corrêa (@flordelari): inclua no trajeto uma parada, dê preferência na volta, na famosa Lagoa Azul. Situada na localidade de Tamatateua, o balneário guarda um imenso lago de águas azuladas, perfeito para tirar o sal do mar antes de retornar para a cidade. E chegar lá é bem simples.

A cor da Lagoa Azul é o primeiro fator que impressiona os visitantes. Essa coloração tem origem em uma antiga atividade do local: a extração de argila. Em dias sem nuvens, a luz do sol incide sobre a água e, devido ao fundo argiloso, a superfície líquida se torna um espelho d’água, refletindo a cor do céu e dando um tom cinematográfico ao imenso lago do local.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODOS OS CONTEÚDOS DO PROJETO É PARÁ ISSO

O balneário conta ainda com infra estrutura de bar e vestiários, além de muito espaço a céu aberto para atividades lúdicas e esportivas. Um toque de charme está no deck de madeira ao redor de parte da Lagoa, que conta ainda com um pórtico enfeitado, convidativo para as fotos que ficarão de lembrança do local.

A Lagoa Azul fica a cerca de 25 km de Bragança, e 5 km de Ajuruteua. O caminho para lá é o mesmo de quem vai para a praia, por isso mesmo que o local se tornou uma parada obrigatória para os visitantes. Basta pegar um desvio de 8 km, cujo acesso é sinalizado por placas na estrada, para chegar lá. É cobrada uma taxa de R$10 por veículo que chega ao local, o que dá direito a permanecer na Lagoa enquanto o espaço estiver em funcionamento.

É Pará isso

A refrescante Lagoa Azul é uma das joias escondidas na região do Salgado do Pará, e foi revelada por Larissa Corrêa (@flordelari) em seu último vídeo. Larissa integra o projeto "É Pará Isso", desenvolvido pelo Grupo O Liberal e Meta (Facebook/Instagram) e com apoio do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner).

Durante os meses de junho e julho, seis produtores de conteúdo vão mostrar em vídeos o potencial cultural, turístico e histórias de diferentes regiões do Estado. As produções são divulgadas nas redes sociais de O Liberal (@oliberal) e estão disponíveis em OLiberal.com/e-para-isso

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ