Dom Irineu Roman recebe a 'chave da cidade' em sua chegada a Santarém
Dom Irineu seguiu em carreata, saindo do aeroporto, percorrendo diversas ruas da cidade, até o Seminário São Pio X

Na terça-feira (28), o primeiro Arcebispo da Arquidiocese de Santarém, Dom Irineu Roman, chegou ao município e foi recebido com festa. Ele recebeu das mãos do prefeito Nélio Aguiar a “chave do município”, num ato simbólico de boas-vindas à autoridade religiosa. Dom Irineu seguiu em carreata, saindo do aeroporto, percorrendo diversas ruas da cidade, até o Seminário São Pio X. Por onde passou, o arcebispo foi recebido com muita festa.
O município foi elevado, de Diocese a Arquidiocese de Santarém. Agora, fica como a Sé metropolitana da Província Eclesiástica de Santarém, pertencendo ao Conselho Episcopal Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A Sé arquiepiscopal está na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.
Dom Irineu agradeceu a recepção e abençoou a população santarena. “Eu chego tranquilo, porque encontro um povo alegre, trabalhador, sábio e inteligente. Sentimos esse calor humano, essa alegria. Sou muito grato por o Papa ter me escolhido para cumprir essa missão”, disse o arcebispo.
“Gostaria que esse especial também fosse para todos vocês, que fazem desse lugar ser um lugar tão lindo. Estou aqui para trabalhar essa igreja viva com todos vocês. Estou aqui para servir e minha benção a todos vocês”, completou Dom Irineu.
Posse
A posse de Dom Irineu com a criação da Província Eclesiástica e Arquidiocese de Santarém será no domingo (2), na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, às 9h. A celebração contará com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. No mesmo dia, o Arcebispo preside sua primeira missa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, Sé metropolitana
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA