CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Diocese de Castanhal pede ajuda para concluir hospital para pacientes com câncer terminal

O objetivo da unidade é oferecer dignidade e esperança a pacientes em estado terminal e seus familiares, proporcionando um acompanhamento humanizado e integrado

O Liberal
fonte

A Diocese de Castanhal busca parcerias e doações para a finalização da construção do Hospital Abba, voltado a cuidados paliativos de pessoas em estado terminal. Localizado próximo à ponte do Apeú, à margem da BR-316, no nordeste do Pará, a unidade surge da necessidade de acolher aqueles que já não encontram tratamento curativo em outros hospitais, oferecendo um acompanhamento digno para os últimos momentos de vida.

O hospital está em fase final de construção e, para que seja entregue e inicie o trabalho com os pacientes, é necessário que parceiros se disponibilizem com verbas e doações que possam ajudar no término das obras. Sob a liderança de Dom Carlos Verzeletti, e uma equipe da Diocese de Castanhal, até o momento toda a construção foi realizada sem verbas governamentais, por meio de auxílio dos fiéis e parceiros na cidade.

“O objetivo é oferecer um acompanhamento humanizado e integrado. O Hospital Abba, cujo nome significa ‘Associação Beneficiária Bem Acompanhar’, busca criar um ambiente onde pacientes e familiares possam vivenciar os momentos finais com dignidade e conforto. A estrutura do hospital foi projetada para promover a interação entre pacientes, familiares e equipes de saúde, com espaços que permitem a presença constante de entes queridos e o acompanhamento de profissionais especializados em cuidados paliativos”, afirma Dom Carlos Verzeletti.

Segundo o religioso, o esforço da comunidade é enorme desde que iniciaram as obras do hospital. Mas é necessário o apoio de outros parceiros. A expectativa é que o Hospital Abba possa atender 122 pacientes, oferecendo cuidados paliativos e prolongados, além de um centro de reabilitação especializado. “Ainda são necessários recursos para a conclusão da obra, especialmente para a instalação de sistemas de refrigeração e outras estruturas essenciais. Com o apoio de médicos e especialistas, o espaço vai oferecer cuidados que complementam o trabalho realizado por outros hospitais e órgãos de saúde”, explica.

O hospital

O Hospital Abba, segundo a instituição, ocupará uma área total de 26 mil metros quadrados, com 9 mil metros quadrados destinados à área construída. Entre suas instalações, destacam-se o bloco do Hospice, com 40 leitos para cuidados paliativos; e outro bloco para cuidados prolongados, com 34 leitos; além de estruturas dedicadas à reabilitação; centro de estudos e pesquisas em cuidados paliativos; e bloco administrativo.

Cada quarto terá aproximadamente 23 metros quadrados, projetado para oferecer conforto tanto aos pacientes quanto aos acompanhantes, promovendo a inclusão familiar no processo de tratamento.

Um dos aspectos destacados do projeto é a presença de jardins floridos que cercam os blocos do hospital, não apenas para embelezamento, mas também como parte de um projeto de tratamento acústico para mitigar o ruído proveniente da rodovia.

Serviço:

A associação está recebendo doações via Pix pela chave CNPJ: 46.742.421/0001-99. A conta é da Caixa Econômica Federal, agência 4684, conta corrente 578740859-0.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ