Dia de São José é festejado com procissão em Castanhal
Após a caminhada os devotos participam da novena e depois da missa que acontece na Matriz de São José
O dia de São José, em Castanhal, no nordeste do estado, começou neste domingo, 19, com homenagens ao santo que é o padroeiro do município. A primeira delas foi a tradicional procissão que saiu as 8h da manhã da Catedral Mãe de Deus em direção a Igreja Matriz de São José.
O percurso é pequeno com pouco mais de dois quilômetros, mas de muita fé e devoção para os católicos de Castanhal. “Minha vida mudou após uma grande graça recebida durante a procissão de São José. O ano era 2015 e eu pedi a cura de uma doença que estava em mim. São José intercedeu por mim junto a Jesus e fiquei curada. Desde então não falho em nenhuma procissão. Pode estar o maior sol escaldante que eu estou aqui para agradecer. É uma procissão pequena, mas muito poderosa porque São José ouve as nossas orações durante a caminhada”, contou a devota Silvana Braga, de 53 anos.
Para a igreja católica o exemplo de José ao assumir a responsabilidade por sua esposa grávida o faz ser considerado o patrono da família. “Um exemplo de homem digno, honesto e coerente que deve ser seguido. Ele cuidou de Jesus até a idade adulta e ao lado de Maria educou o filho de Deus. Por isso que a figura de José para a igreja está relacionada a família. José era também um homem muito trabalhador, um carpinteiro que ensinou tudo que sabia ao seu filho Jesus”, disse o padre Plutarco Almeida.
Após a caminhada os devotos participam da novena e depois da missa que acontece na Matriz de São José.
VEJA MAIS
Inauguração
A tarde seguem as homenagens ao dia de São José. A prefeitura entrega, a partir as 18h, a pracinha de São José, que foi revitalizada e ganhou até uma imagem nova do padroeiro que tem mais de nove metros de altura. A pracinha fica localizada na avenida Presidente Vargas, ao lado do terminal rodoviário.
Devoção que veio do Nordeste
A devoção a São José chegou a Castanhal com os imigrantes nordestinos que vieram para o município por volta do ano de 1900, para trabalhar na construção da ferrovia Belém – Bragança.
A partir desta influência, o carinho e devoção por São José só cresceu entre os católicos castanhalenses.
No dia 29 de junho de 1904, sob a orientação do Cônego Leitão (um sacerdote cearense), iniciou-se a construção da primeira igreja de Castanhal, que seria dedicada ao santo. E em 19 de março de 1911 foi criada a paróquia de São José, no dia do padroeiro e por isso a data é tão festejada pelos católicos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA