Deslizamento em Abaetetuba: autoridades proíbem navegação no entorno de torre de energia

Por solicitação da Prefeitura de Abaetetuba, a Capitania dos Portos promoveu o isolamento e interdição da área, pois há o risco de tombamento da torre

Dilson Pimentel
fonte

Está proibida a navegação na área de entorno à torre de energia afetada pelo deslizamento de terra na margem do rio Maratauíra, no bairro São José, no município de Abaetetuba, no nordeste do Pará. Esse deslocamento do solo ocorreu no dia 26 de fevereiro deste ano e afetou 132 famílias nos bairros São João e São José, que tiveram que deixar suas casas.

Por solicitação da Prefeitura de Abaetetuba, a Capitania dos Portos promoveu o isolamento e a interdição da área, pois, segundo informação técnica da distribuidora de energia, há o risco de tombamento da torre. As informações foram divulgadas, na quinta-feira (17), pela Prefeitura de Abaetetuba.

LEIA TAMBÉM:

image Deslizamento em Abaetetuba: autoridades aumentam polígono de risco e retiram mais duas famílias
“Esse provavelmente será o último movimento de aumento de risco”, disse Augusto Lima, coordenador da Defesa Civil Municipal e do Comitê de Sistema de Comando em Desastre

image Após deslizamento, Abaetetuba é o sétimo município do Pará com emergência reconhecida pelo MDIR
Além da cidade paraense, o município de Quaraí (RS) teve a situação de emergência reconhecida por uma estiagem prolongada

A Marinha do Brasil informou por meio de nota que a "Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) emitiu a Portaria nº 29, de 2 março de 2023, na qual restringiu, por tempo indeterminado, o tráfego de embarcações com altura superior a quinze metros, na Baía de Maratauíra, rio Abaeté, município de Abaetetuba (PA). Mas, em nenhum momento, o tráfego de embarcações foi proibido no local."

"Adicionalmente, o Centro de Hidrografia e Navegação do Norte, enviou, no dia 13 de março, o Navio Hidrográfico Balizador Tenente Castelo para realizar o lançamento de boias de sinalização de 'novo perigo' nas proximidades da referida torre de transmissão de energia elétrica. Por fim, a MB destaca que a CPAOR permanecerá acompanhando a evolução do caso por meio de inspeções periódicas, a fim de garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana.", diz o comunicado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ