Dengue: Pará tem mais de 10 mil casos da doença, aponta Ministério da Saúde

Estado também já registrou duas mortes por dengue este ano

Camila Guimarães
fonte

Os casos de dengue no Pará ultrapassaram a marca dos 10 mil. São, atualmente, 10.136 registros confirmados no Estado e duas mortes. Os dados são do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 29.

Ainda segundo o painel, já com relação aos casos prováveis, os dados apontam uma diferença de gênero no cenário: 55,19% dos casos prováveis da doença são de pacientes do sexo feminino. Já quanto a idade, a maior parte dos casos são de pacientes entre 20 e 29 anos.

O Brasil como um todo quase já atingiu a marca de 2,5 milhões de casos de dengue (2.406.582 casos), com 897 mortes registradas. Ao todo, foram publicados 407 decretos municipais e 11 estaduais de emergência em resposta à enfermidade.

Redistribuição de doses

O Ministério da Saúde definiu, na última quarta-feira (27), a estratégia de ampliação da vacinação contra a dengue, com mais 165 municípios contemplados, observando os critérios estabelecidos quando da distribuição dos primeiros lotes: Regiões de Saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas de transmissão nos últimos meses. O Pará segue fora da lista:


Os novos municípios fazem parte de 11 Regiões de Saúde:

Central – ES
Betim – MG
Uberaba – MG
Uberlândia/Araguari – MG
Recife – PE
Apucarana – PR
Grande Florianópolis – SC
Aquífero Guarani – SP
Região Metropolitana de Campinas – SP
São José do Rio Preto – SP
São Paulo – SP

O imunizante é destinado a pessoas de 10 a 14 anos, público que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. A previsão é que na próxima semana as doses redistribuídas comecem a ser utilizadas, a depender do processo de remanejamento próprio de cada localidade.
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ