Círio de Marabá tem cerca de 100 mil fiéis nas ruas na principal romaria
Neste domingo (16), foi realizada a grande romaria da festa católica da cidade, que levou cerca de quatro horas para ser concluída.
A comunidade católica de Marabá caminhou neste terceiro domingo de outubro (16) na principal das romarias do Círio da cidade. A programação começou às 6 horas da manhã, com uma missa celebrada na Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira, e, em seguida, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi levada para a berlinda, onde percorreu diversas ruas da cidade. Em um dos momentos mais emocionantes da festa, romeiros se ajoelharam no bambuzal que dá acesso à Rodovia BR-230 (Transamazônica) e rezaram à Virgem de Nazaré. Segundo estimativa do Corpo de Bombeiros, cerca de 100 mil fiéis foram às ruas para acompanhar a procissão.
A autônoma Meire Medeiros comoveu outros romeiros por fazer o percurso de joelhos com o auxílio de algumas pessoas que colocavam pedaços de papelão no asfalto. “A minha filha teve uma hepatite fulminante, ficou muito mal e foi desenganada pelos médicos. E eu pedi, com muita fé para nossa senhora interceder para que Deus trouxesse a minha filha de volta e hoje ela está aqui, bem e saudável, já com 19 anos. Então, a fé vale todo o esforço. Eu vou de joelhos até onde Nossa Senhora me permitir”, afirmou a promesseira.
Entre as semelhanças do Círio de Marabá com a romaria realizada na capital, há os romeiros que fazem o percurso de 7,5 quilômetros puxando uma corda. Mas essa é um cordão de isolamento, posto ao redor da berlinda que leva a imagem peregrina. Estevão Menezes foi um dos promesseiros que caminhou agarrado à corda para agradecer uma graça atribuída à Senhora de Nazaré. “Eu sempre venho e acompanho o Círio, mas este ano tem um sabor especial. Estou aqui pagando uma promessa que fiz à Virgem de Nazaré, por ter recebido uma grande oportunidade de trabalho, um emprego muito bom e eu só tenho a agradecer à Nossa Senhora”, comenta.
A parada da berlinda em frente à prefeitura de Marabá marcou a metade do trajeto. O prefeito da cidade, Sebastião Miranda Filho, estava acompanhado de outras autoridades locais para prestigiar as homenagens à Virgem de Nazaré, entre elas, queima de fogos e apresentação da banda da Fundação Casa da Cultura. Desde as primeiras horas da manhã, uma multidão cada vez maior também aguardava a chega da imagem peregrina na praça da Folha 16, onde fica a Igreja Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. A procissão só chegou ao local por volta das 11 horas.
“Este é um Círio diferente, porque é um momento de matar a saudade das romarias, de celebrar o contato, a proximidade, de poder estar junto novamente depois de um período tão difícil. Estamos fazendo o maior Círio que Marabá já viu e ter o povo de Deus caminhando conosco, em direção ao amor da Virgem de Nazaré, é motivo de muita alegria para nós”, disse o Bispo Dom Vital Corbellini, que celebrou muito emocionado a missa campal de encerramento da romaria.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA