CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ciclistas fazem homenagem à corretora de imóveis morta atropelada

O acidente ocorreu quando Sirleia Rodrigues, que integrava um grupo de pedal, tentou atravessar a avenida João Paulo II, próximo da ponte de ferro

O Liberal

O grupo de ciclistas ‘Pedal da Preguiça’ se reuniu na noite desta sexta-feira (16/8) para prestar uma homenagem à Maria Sirleia Rodrigues Brasil, corretora de imóveis de 50 anos que morreu na noite última quinta-feira (15), após ser atropelada por uma motocicleta na avenida João Paulo II, em Ananindeua.

VEJA MAIS

image Ciclista morre após ser atingida por moto na avenida João Paulo II, em Ananindeua
A vítima era bastante conhecida em grupos de pedal e o quadro da bicicleta em que ela estava ficou destruída com o impacto

O ato, realizado na avenida Marquês de Herval com a travessa Mauriti, contou com a participação de 20 colegas de pedal de Maria Sirleia. Com balões brancos nas mãos e também amarrados nas bicicletas, os ciclistas fizeram uma pedalada simbólica em memória da amiga.

O acidente ocorreu quando Sirleia, que pedalava em companhia de outros ciclistas, como fazia rotineiramente, tentou atravessar a avenida João Paulo II, às proximidades da ponte de ferro, onde a sinalização é precária e a iluminação insuficiente, segundo relatam os próprios colegas da corretora.

Sirleia seguia no sentido BR-316 e queria retornar no sentido Belém. Ao tentar fazer a travessia da avenida para o outro lado, ela foi atingida em cheio pelo motociclista, que, na colisão, também ficou ferido e foi levado ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, onde se encontra internado em estado grave.

Rosiane Costa, coordenadora do grupo ‘Pedal da Preguiça’, destacou a insegurança enfrentada pelos ciclistas no trânsito da Região Metropolitana de Belém. “Estamos constantemente vulneráveis. Infelizmente, a falta de respeito por parte de alguns motoristas aumenta o risco para quem escolhe a bicicleta como meio de transporte ou de lazer”, disse, em tom emocionado.

Sheila Santhiago, outra integrante do grupo, lamentou a perda da colega e reforçou a importância da conscientização sobre o respeito no trânsito. O grupo conta com cerca de 60 membros de toda a Grande Belém. “Existe a ideia de força no trânsito, os motoristas de veículos motorizados nos desrespeitam muito, essa postura gera muitos acidentes”, desabafou.

image Rosiane atribui à postura imprudente e ao desrespeito por parte de outros condutores a insegurança vivida por quem pratica o ciclismo ou tem na bicicleta seu principal meio de transporte (Cláudio Pinheiro / O Liberal)

Mais Homenagens

O enterro de Sirleia acontecerá na manhã deste sábado (17/8), no Cemitério do Apeú, em Castanhal. Amigos da vítima organizaram uma última homenagem e farão o trajeto de Belém até Castanhal pedalando, com saída da capital por volta das 5h. Além disso, um ato em memória de Sirleia está programado para as 13h, na avenida João Paulo II, em frente ao Instituto Federal do Pará (IFPA), local onde aconteceu o acidente fatal.

O grupo realizavas pedaladas constantemente como forma de preparo para um percurso de longas distâncias, conhecido como “longão”, que pode chegar a 300 quilômetros. No dia do acidente, Sirleia estava treinando para uma viagem de 180 quilômetros até Tomé-Açu, marcada para o próximo mês.

"É lamentável que mais uma amiga de pedal tenha morrido de uma forma evitável. Se houvesse mais educação no trânsito, cuidado de um para com o outro, tenho certeza que muitas vidas poderiam ser salvas", lamenta Rosiane Costa, coordenadora do grupo do qual Sirleia fazia parte.

Nas redes sociais, o perfil ‘Bike Belém’ e outros grupos de ciclistas lamentaram a perda. “Que Deus conforte familiares e amigos em um momento tão difícil como esse, de despedida inesperada. Nossos mais profundos sentimentos”, diz uma das publicações.

A Polícia Civil, por meio da Seccional da Marambaia, está investigando o caso e informou que já solicitou perícias, além de ouvir testemunhas para auxiliar nas investigações sobre a morte de Sirleia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ