Fiocruz recomenda cuidados contra o aumento de casos de covid-19 na Região Norte

No Pará, a fundação aponta aumento dos casos entre as crianças e jovens adultos

Lucas Quirino

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)  divulgou nesta quinta-feira (08) o Boletim Infogripe, trazendo um importante alerta acerca do contínuo aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na Região Norte e recomenda redobrar os cuidados contra a Covid-19 durante o período de carnaval, em especial nos estado do Amazonas e Tocantins. Em âmbito nacional, o cenário é de queda ou estabilidade nos casos, mas pessoas com sintomas gripais também devem evitar as aglomerações no Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

VEJA MAIS:

image Casos de covid aguda aumentam no Norte e Nordeste, alerta Fiocruz
Aumento nos casos chegou mais tardiamente ao Norte, impactando a região apenas agora na virada do ano

image Belém tem Dia D de vacinação contra gripe e covid-19 neste sábado; veja onde se vacinar
Recebem a ação diversos shopping centers da capital paraense, de 10h às 17h, e também, em outros pontos estratégicos de Belém e dos distritos, das 8h às 12h


image Covid: Identificada no Brasil nova subvariante ômicron, que leva a casos de hospitalização
Descoberta aconteceu em Mato Grosso, e autoridades reforçam medidas preventivas em casos de sintomas gripais

De acordo com o Coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, pessoas do grupo de risco para agravamento da covid-19, como os idosos, devem evitar participar das festas de carnaval nos estados do Norte e em Mato Grosso.

“A recomendação, especialmente para quem é do grupo de risco - pessoas de idade avançada, pessoas que têm alguma imunossupressão - infelizmente é não brincar o carnaval esse ano. Fique em casa, curta os desfiles pela TV e escute rádio para não correr o risco de acabar se expondo e eventualmente desenvolver um caso grave. Porque o carnaval, sabemos, é muita gente, é muita aglomeração e isso que é o bacana do carnaval. Mas isso, infelizmente, traz um risco de infecção muito grande. Mesmo que seja em ambientes abertos, locais abertos, bem arejados, porque é muita gente, então o risco acaba sendo muito significativo. Então, a recomendação é que, infelizmente, esse ano deixe para lá. Mas é aquela coisa: carnaval tem todo ano, vida a gente tem uma só”, explica.

Aumento de casos

Segundo a fundação, Amazonas, Pará e Tocantins seguem com um sinal claro de aumento de SRAG por Covid-19, além de Mato Grosso, no Centro-Oeste. Os casos de SRAG são aqueles com sintomas respiratórios mais graves e que costumam causar hospitalização.

No Pará, apesar da desaceleração do crescimento em idosos, o contrário ocorre entre as  crianças e os jovens adultos, idades nas quais segue o aumento de casos. Além disso, Acre e Rondônia também apresentam sinais de crescimento nos casos de SRAG.

Para o restante do país, a recomendação do coordenador do InfoGripe é evitar a folia em caso de sintomas gripais. "Por que? Para não expor o restante da população. Pelo mesmo motivo que falamos que o ideal para grupo de risco é que se preserve nesses locais que estão com uma situação mais preocupante em relação à covid, o mesmo vale para quem está com sintomas de infecção, porque pode estar com covid. O vírus continua presente. Então, se a gente está com sintoma de infecção respiratória, a gente pode sim estar com covid ou pode até estar com uma gripe, pode estar com vírus influenza. Então, vamos preservar o restante da população”, finaliza o pesquisador.

Lucas Quirino (Estagiário sob supervisão de Fabiana Batista, coordenadora do núcleo de Atualidades)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ