Botijão de gás: saiba como prevenir acidentes
Manuseio incorreto e vencimento de acessórios são detentores das maiores ocorrências de explosões na capital, aponta Corpo de Bombeiros
Ter atenção com as datas de validade do regulador e da mangueira de gás, assim como instalar corretamente o aparelho de regulação no botijão são atitudes fundamentais para a prevenção de acidentes em ambientes domésticos ou estabelecimentos comerciais. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, na maioria das ocorrências registradas em Belém, os casos de explosões tiveram origem no vencimento desses itens e na execução incorreta de instalação.
Na última quarta-feira (14), um incêndio foi registrado em um restaurante da avenida José Bonifácio, próximo à esquina com a avenida José Malcher, no bairro de São Brás. O acidente ocorreu durante a troca de botijão de gás. Na ocasião, três pessoas estavam preparando comida na cozinha do estabelecimento. Ninguém se machucou, todas conseguiram sair a tempo.
VEJA MAIS
O capitão Israel Souza, perito do Corpo de Bombeiros, afirma que por descuido ou desconhecimento das regras de segurança algumas pessoas acabam colocando suas vidas em risco durante o manuseio errado das peças e do botijão de gás. “O botijão contém um produto químico inflamável que é derivado do petróleo, isso é perigoso, ou seja, se houver um acidente com esse tipo de produto irá ocorrer um estrago muito grande, porém as incidências de acidentes com esses aparelhos são poucas”, afirmou.
A mangueira amarela é um item que requer a atenção do consumidor, sobretudo na hora da compra, diz o especialista. De acordo com o perito, nem toda mangueira amarela encontrada nas feiras e estabelecimentos comerciais são adequadas para uso do gás de cozinha. “A grande maioria de mangueiras amarelas comercializadas são de uso geral. Elas apenas têm a coloração amarelada. Então, a correta possui a marca do Inmetro, uma manta interna própria e grau de resistência diferente”, explicou.
O bombeiro ressalta que a mangueira, mesmo padronizada, não deve passar por trás do fogão, pois o forte aquecimento do eletrodoméstico pode derreter o produto feito de borracha. “Muita gente tem o hábito de colocar a mangueira por trás do fogão para reduzir a ocupação de espaço, isso faz com que a mangueira receba calor, ficando rachada com pequenas fissuras, e nessas fissuras podem vazar gás, favorecendo a possibilidade de acidente”, comentou.
De acordo com o capitão Israel Souza, colocar sabão no regulador de gás para facilitar a entrada da mangueira ou favorecer a instalação do aparelho no botijão de gás é outra prática bastante comum que não é recomendada. Ele explica que o consumidor deve usar apenas as mãos para encaixar para realizar esses processos. O uso do sabão pode fazer com que o cheiro do gás de cozinha não seja identificado pelo consumidor em caso de vazamento.
Em uma situação de acidente, o perito dá duas orientações aos consumidores. “Se for um acidente sem chamas, abra portas e janelas para que a ventilação possa dissipar e diminuir aquela concentração de gás. Agora, se for um acidente com chamas, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, no 193, a corporação dispõe para a sociedade, todos os dias, 24 horas, um regime de escala, empregando militares com toda logística adequada e treinamento para atender o mais rápido possível e solucionar esse tipo de ocorrência", informou.
Principais dicas para prevenir acidentes:
- Manuseio correto do regulador de gás;
- Ter atenção com as datas de validade do regulador e mangueira de gás;
- Comprar produtos com o selo do Inmetro;
- Adquirir mangueira e regulador de gás padronizados;
- Não passar mangueira por trás do fogão
- E não passar são no regulador e no botijão de gás;
Como agir em casos de acidente?
- Em caso de acidente sem chamas: abrir as portas e janelas do local
- Em caso de acidente com chamas: ligar para os Bombeiros pelo número 193
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA