Bolsas de iniciação científica chegam a todos os municípios do Pará

Governo do Estado vai oferecer 295 bolsas por meio de programa estadual de educação superior

O Liberal
fonte

Apoio para desenvolver um sistema de informações estatísticas era o que Jaqueline Meireles precisava para pôr em prática um projeto que nasceu quando ela terminou o mestrado em genética e biologia molecular com ênfase em bioinformática, na Universidade do Estado do Pará (Uepa).

De 2019 a 2022, a Fapespa ofertou mais de 4.400 bolsas nas modalidades de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado júnior e pós-doutorado sênior. O investimento ultrapassa o valor de R$ 160 milhões.

“Percebi que poderia desenvolver uma ferramenta que agrupasse dados estatísticos de todas as regiões do Pará. É um sistema de pesquisa integrado para facilitar o acesso da população”, explicou a pesquisadora.

Hoje, Jaqueline é bolsista do Programa “Bolsa Pará” na Fundação Amazônia de Amparo a Estudo e Pesquisa (Fapespa) do Governo do Estado. “A bolsa é de suma importância não só como forma de incentivo, mas também para custear nossos gastos do dia a dia. Sem a bolsa é muito inviável nos manter”, complementa.

 

Universalização da pesquisa no Pará

Para ampliar o incentivo à pesquisa, o Governo do Pará vai oferecer mais 295 bolsas de iniciação científica para o Programa “Forma Pará”, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).

A proposta é dar oportunidade aos alunos de todas as turmas que estudam nas seis instituições públicas de ensino superior participantes do programa. A iniciativa universaliza a pesquisa nos 144 municípios paraenses.

“Esperamos conseguir fortalecer a cultura científica no estado para que possamos gerar alunos interessados em prosseguir na carreira científica, tendo contato com a ciência, tecnologia e inovação desde o início da sua formação acadêmica”, ressalta Deyvison Medrado, diretor científico da Fapespa.

“Com o aumento do investimento, foi possível ampliar os horizontes de pesquisa apoiados pela instituição, gerando produtos científicos em todas as áreas do conhecimento”, acrescenta Marcel Botelho, presidente da Fapespa

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ