CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Arcebispo de Santarém recebe vestimenta abençoada pelo Papa Francisco

Pálio, que representa ministério à frente da igreja metropolitana, será entregue em breve

Redação Integrada
fonte

Dom Irineu Roman, arcebispo metropolitano de Santarém, no Oeste do Pará, receberá em breve seu pálio (vestimenta simbólica da missão evangelizadora da Igreja Católica), insígnia essa já abençoada pelo papa Francisco no domingo (28), Dia de São Pedro e São Paulo e Dia do Papa. Além dom Irineu, mais três arcebispos brasileiros tiveram seus pálios abençoados pelo papa: cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador (BA); dom Josafá Menezes da Silva, arcebispo de Vitória da Conquista (BA), e dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM).

O pálio é uma espécie de colarinho feito de lã branca com seis cruzes, que representa o ministério do arcebispo à frente da Igreja metropolitana, como destaca a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Ainda nesta terça-feira (30), às 9 horas, dom Irineu Roman concederá entrevista à Imprensa para informar sobre a retomada das celebrações litúrgicas nas paróquias da Arquidiocese de Santarém.

Pálio

De acordo com a CNBB, o pálio – derivado do latim pallium, manto de lã – é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, consistindo de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos Arcebispos. Este pano representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida. Assim,o palio é o símbolo da missão pastoral do bispo. O pálio é também a prerrogativa dos arcebispos metropolitanos, como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé.

Originalmente o pálio era o manto usado pelos filósofos e, na arte paleocristã, eram pintados neste “manto” Jesus e os apóstolos. Esta prática foi posteriormente adotada também pela Igreja Cristã, com um uso semelhante ao do omoforion (uma tira de pano), muito mais larga que o pálio, atualmente usada pelos bispos ortodoxos e pelos bispos católicos orientais de rito bizantino.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ