Abertura da 76ª Reunião Anual da SBPC reúne autoridades e cientistas no Theatro da Paz
O maior encontro científico da América Latina vai até 13/07 e está sendo realizado pela terceira vez em Belém, em parceria com a UFPA
Cientistas, representantes da sociedade e do governo federal participaram da cerimônia de abertura da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que iniciou às 17h30 deste domingo (07/07) no Theatro da Paz, no bairro da Campina, em Belém. O evento é realizado pela terceira vez na capital paraense em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e, este ano, aborda o tema "Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza".
VEJA MAIS
Foram distribuídos, gratuitamente, 220 ingressos na bilheteria do Theatro para acesso do público em geral, que esgotaram em menos de 30 minutos. A programação cultural foi aberta por um concerto de música paraense da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da Escola de Música da universidade (EMUFPA), acompanhada pelo Coro Universitário da UFPA. Em seguida, a mesa de honra foi composta por diversas autoridades políticas e científicas: dentre elas, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro; o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; e a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), agradeceu pela escolha da cidade como sede do evento da SBPC e frisou que a reunião científica deve influenciar o futuro da humanidade. Rodrigues também convidou os participantes a retornarem à capital paraense em novembro de 2025, para a 30ª Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP 30), e fez dois anúncios: o de que recebeu, pela quarta vez, o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, concedido pela Fundação Abrinq; e que Belém acaba de ser considerada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como território livre do analfabetismo. “Num estado com 48% de índice de analfabetismo, Belém alcançou quase 98% de pessoas alfabetizadas”, destacou.
Segundo o presidente da SBPC, a escolha do tema foi norteada pela importância da sustentabilidade para a região amazônica e para o reconhecimento do trabalho dos povos da floresta.
“As pessoas chamam a Amazônia de pulmão do mundo, e há uma grande esperança de que dela provenham elementos que permitam a manutenção da espécie humana na Terra. E nós pensamos na ideia de contrato social, uma ideia muito importante nos séculos XVII e XVIII que, sobretudo graças à obra de Rousseau, vai servir de base para pensar a democracia. Então, estamos reunindo nesse tema a sustentabilidade ambiental, a justiça social e a forma de relações sociais chamada democracia”, explicou Renato Janine Ribeiro.
O reitor da UFPA espera um número recorde de inscrições para esta edição do evento, que pode superar 30 mil participantes. Emmanuel Tourinho também pontuou que a reunião anual da SBPC visa envolver toda a sociedade, não apenas cientistas. “Nós teremos atividades que acolhem pessoas interessadas em ciência, conhecimento e arte de modo geral, em uma programação que é intensa, diversificada e gratuita. E quem quiser frequentar sem se inscrever, também pode. Esperamos que venham todas e todos para o campus Guamá da UFPA a partir desta segunda”, convidou.
Felipe Melo, diretor de conteúdo do Grupo Liberal, destacou a importância do apoio a eventos científicos. “O Grupo Liberal é sempre a favor do progresso da ciência para o bem da sociedade, e a UFPA sempre foi uma parceira institucional nossa muito forte. A gente congratula, juntamente com a comunidade acadêmica, em eventos como esse”, afirmou.
Um dos exemplos de parceria com a UFPA é o projeto bilíngue Liberal Amazon, tanto em conteúdos científicos quanto na tradução dos textos jornalísticos, feitos por docentes da instituição. “E mais do que nunca, ficou provada a importância da imprensa e da ciência em eventos recentes, como na pandemia, quando a sociedade esperava notícias de avanço da ciência pra combater a pandemia e, por outro lado, esperava informações da boa imprensa”, acrescentou.
Até o próximo sábado (13/07), mais de 280 atividades científicas — incluindo debates, minicursos e atrações culturais — serão realizadas no campus Guamá da UFPA, gratuitamente e abertas ao público em geral. Para se inscrever no evento, basta acessar o link <https://reunioes.sbpcnet.org.br/76RA/inscricao/> e informar o CPF. Após assinalar o aceite das normas, uma ficha de cadastro será aberta para inclusão de outros dados pessoais.
Para acessar a programação completa, acesse: <https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/>.
Confira um resumo da programação da SBPC
Credenciamento
- Dias 08 e 09 de julho - Das 7h30 às 16h30
- Dias 10 e 11 de julho - Das 8h30 às 16h30
- Dia 12 de julho - das 8h30 às 14h
No hall do prédio Mirante do Rio.
Tenda ExpoT&C
De 08 a 13 de julho, das 8h30 às 18h (sábado até às 17h). Entre o Ginásio de Esportes e o Centro de Evento Benedito Nunes (CEBN).
Tenda SBPC Jovem
De 08 a 13 de julho, das 8h às 18h (sábado até às 17h). Contornando o CEBN e o prédio da Reitoria.
Tenda SBPC Afro e Indígena
De 08 a 13 de julho, das 9h às 18h. Ao lado da Tenda SBPC Jovem.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA