76ª reunião da SPBC une ciência e arte em 7 dias de programação cultural em Belém
A programação envolve oficinas, imersões culturais, exposições e apresentações musicais em diferentes locais
Belém se prepara para receber, entre os dias 7 a 13 de julho, o maior evento científico da América Latina: a 76ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC), que acontece na Universidade Federal do Pará (UFPA) e conta com uma extensa programação cultural gratuita. Durante a realização do encontro, o público poderá participar de oficinas, rodas de conversa, exposições, shows musicais e muito mais.
Segundo a organização da SBPC, são esperadas cerca de 30 mil pessoas por dia nos diversos eventos espalhados pela UFPA. A programação cultural do encontro estará espalhada em quatro espaços distintos, entre eles: Tenda Cultural, Theatro da Paz, Galeria Theodoro Braga e Roteiros Geoturísticos.
Entre os espaços dispostos no campus, a Tenda Cultural será um dos locais de destaque, que abrigará atrações simultâneas e diversas. Um elemento que chama a atenção na Tenda é a sua grande estrutura e a presença da fauna da UFPA, com árvores que integram o espaço de forma orgânica, demonstrando o uso sustentável do local e sem agressão ao meio ambiente.
O pró-reitor de extensão e coordenador da SBPC Cultural, Nelson de Souza Júnior, explica que a ideia da programação é a de se integrar de forma orgânica com os eventos científicos, utilizando a arte e a cultura como fonte de conhecimento na Amazônia.
“A nossa ideia central é a de mostrar como as artes e a cultura são fundamentalmente formas de apresentação do melhor das ciências e dos saberes. A arte consegue ultrapassar os limites do científico e nos apresenta o mundo. Nós queremos apresentar esse universo a partir da nossa cultura e artes tradicionais, juntando com o que a academia produz de mais importante”, relata o coordenador.
A 76ª reunião da SBPC traz como tema: ‘Ciência para um futuro sustentável e inclusivo’, um título que, segundo o pró-reitor, se liga inteiramente com o momento oportuno do anúncio da COP 30 em Belém. Para Nelson, eventos como esse não só fomentam a ciência e a cultura, mas também promovem discussões de novas ideias para a criação de um modelo de sociedade mais sustentável.
A finalidade decisiva da SPBC aqui é reconhecer que o nosso modo de lidar e relacionar com a natureza, que existe desde a época moderna, há 300, 400 anos, chegou ao fim. Precisamos repensar seriamente a nossa relação com o mundo natural, o que significa repensar as nossas composições do mundo social, político-cultural e econômico. Se nós conseguirmos extrair dessa SBPC algumas indicações ou sinais acerca disso, dessa mudança de modelo, teremos um local estratégico na COP 30 e mostraremos ao mundo que as relações com o mundo natural são muito mais complexas do que imaginamos”, conclui o pró-reitor.
Programação Tenda Cultural
O espaço presente na UFPA terá eixos diferentes em sua programação. Ao longo do período da manhã e à tarde haverá salas de oficinas, rodas de conversa, imersões culturais, exposições de arte, exibições de filmes, além de shows musicais e teatrais de grupos da faculdade de música da escola de teatro e dança da Universidade.
A programação começa já na segunda-feira (8) e vai até o dia 13. As atrações iniciam a partir das 9h e se estendem até às 18h30, dependendo do dia e do tipo de apresentação.
Theatro da Paz
No Theatro da Paz, a SBPC levará ao público shows musicais e apresentações teatrais de grupos paraenses, sempre no horário de 20h às 22h. Confira abaixo a programação completa:
DOMINGO (7 de julho): Apresentação musical de abertura Carlos Pires
SEGUNDA (8 de julho): Amazônia Jazz Band (Secult)
TERÇA (9 de julho): Espetáculo ‘Nas Mãos do Santo Preto’
QUARTA (10 de julho): Espetáculo ‘Excesso: Até onde a Vida Suporta?’
QUINTA (11 de julho): Coro Carlos Gomes (Secult)
SEXTA, (12 de julho): Banda Big-Band
SÁBADO (13 de julho): Espetáculo Verde Ver-o-Peso (Secult)
Galeria Theodoro Braga
A Galeria Theodoro Braga também vai abrir parte da programação da SPBC com a exposição ‘Aqui Ta Fazendo Calor: diálogos entre acervos’, que mostrará obras de artistas paraenses presentes nos acervos públicos da Coleção Amazoniana e da Galeria de Arte da UFPA. As obras foram realizadas em diferentes contextos e linguagens, que trazem o olhar sensível dos artistas para apresentar a pluralidade das questões ambientais, socioculturais e políticas.
A exposição ocorre de 5 a 7 de julho, Galeria Theodoro Braga/FCP, que fica localizada na Av. Gentil Bittencourt, 650.
Roteiro Geoturístico
Liderado pela Profa. Dra. Goretti Tavares, o roteiro geoturístico se trata de um projeto de Pesquisa em Geografia do Turismo da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA (GGEOTUR). O evento acontecerá nos dias 7 e 10 de julho, a partir das 8h30. O grupo participante do roteiro se concentrará na área externa do Forte do Castelo e partirá em excursão do Complexo Feliz Lusitânia até o Ver-o-Peso.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA