Vaticano classifica cirurgia de mudança de sexo e aborto como 'ameaças graves à dignidade humana'

Eutanásia e a barriga de aluguel também foram condenados em documento elaborado pela ala mais conservadora da Igreja Católica e divulgado nesta segunda-feira

O Liberal
fonte

O Vaticano classificou como "ameaças graves à dignidade humana" as cirurgias de mudança de sexo, o aborto, a eutanásia e a barriga de aluguel. O posicionamento foi divulgado nesta segunda-feira (8), em um documento elaborado pela ala mais conservadora da Igreja Católica, liderada por bispos da África. Denominado "Dignitas infinita", o documento foi aprovado pelo papa Francisco e lançado quatro meses após o pontífice autorizar que padres deem bênçãos a casais do mesmo sexo dentro de igrejas.

Victor Manuel Fernández, cardeal chefe do Gabinete de Doutrinamento do Vaticano, afirmou que o novo posicionamento foi aprovado pelo papa depois que ele solicitou que os bispos também mencionassem no documento “a pobreza, a situação dos migrantes, a violência contra as mulheres, o tráfico de seres humanos, a guerra e outros temas”, outras situações classificadas como ameaças graves à dignidade humana.

VEJA MAIS

image VÍDEO: Papa Francisco defende 'cessar-fogo imediato' em celebração de Páscoa
Apelo à cessação das hostilidades e liberdade para reféns marcaram a mensagem "urbi et orbi" do pontífice

image Papa Francisco cancela participação na Via-Sacra para preservar saúde
Medida foi tomada para poupar o pontífice de um maior desgaste por conta de sua condição. Papa Francisco acompanhou o evento da residência oficial

No caso da mudança de gênero, os bispos afirmam no documento que “qualquer intervenção de mudança de sexo, em regra, corre o risco de ameaçar a dignidade única que a pessoa recebeu desde o momento da concepção”.

O documento também reforça a condenação permanente do Vaticano ao aborto, à eutanásia e à pena de morte, citando o papa Francisco, seus antecessores Bento XVI e João Paulo II e posicionamentos anteriores do Vaticano.

image Papa Francisco adverte sobre perigos da teoria de gênero: 'Ameaça à Humanidade'
Pontífice disse estar preocupado com o que ele chamou de tentativa de apagar as diferenças entre os sexos

image Papa considera 'hipocrisia' críticas à autorização de bênçãos para casais LGBT
Bênçãos para LGBTs foram autorizadas no mês passado pelo Vaticano

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO