Uruguai reconhece vitória da oposição na Venezuela

Governos dos Estados Unidos, Argentina e Peru também reconheceram a vitória de Edmundo González Urrutia, opositor de Nicolás Maduro

Agence France-Presse (AFP)
fonte

O governo do Uruguai reconheceu nesta sexta-feira (02.08) a vitória de Edmundo González Urrutia nas eleições na Venezuela, das quais o presidente Nicolás Maduro foi proclamado vencedor após uma contestada contagem de votos. 

"Em função da evidência esmagadora, fica claro para o Uruguai que Edmundo González Urrutia obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais da Venezuela. Esperamos que a vontade do povo venezuelano seja respeitada", escreveu o ministro das Relações Exteriores, Omar Paganini, na rede social X. 

"‘A verdade é o caminho da paz’", acrescentou Paganini, a mesma frase publicada pouco antes no X por González Urrutia.

O presidente Luis Lacalle Pou, que esta semana voltou a classificar o governo de Maduro como "ditadura", repostou imediatamente a mensagem de Paganini.

VEJA MAIS

image Depois dos EUA, Argentina também reconhece opositor de Maduro como vencedor na Venezuela
Governo de Javier Milei reconheceu Edmundo González Urrutia como presidente eleito

image 1.200 foram presos por protestos e serão levados a presídios de segurança máxima, diz Maduro
Onda de protestos tomou conta da Venezuela após anúncio da reeleição do presidente. Oposição e vários países apontam fraudes nas eleições

image Funcionário do alto escalão dos EUA reconhece vitória da oposição na Venezuela
Segundo Brian Nichols, Edmundo González Urrutia, derrotou o presidente Nicolás Maduro, declarado reeleito pela autoridade eleitoral do país

Em declarações à imprensa na quarta-feira, o presidente uruguaio considerou que "a pressão internacional é extremamente importante para que a Venezuela recupere a democracia".

O Uruguai se une assim à Argentina, Estados Unidos e Peru, que também reconheceram González Urrutia como o legítimo vencedor das eleições.

A autoridade eleitoral venezuelana declarou Maduro vencedor com 51% dos votos. A oposição afirma ter cópias de mais de 80% das atas e que González Urrutia obteve 67% dos votos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO